PS rejeita extinção de freguesias

Freguesias são “verdadeira força do poder local”

O Partido Socialista opõe-se à extinção de freguesias, e considera que esta medida não é inevitável. Num comunicado, os socialistas criticam as alterações à organização territorial por "imposição do Governo e da maioria PSD/CDS" e defendem que o processo de fusão de freguesias devia ter sido aprovado pelos órgãos autárquicos competentes, como representantes das populações.

PS coloca-se ao lado de quem não quer a sua freguesia extinta 

A Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista considera que a extinção de freguesias não é uma necessidade, e emitiu um comunicado onde “expressa e sublinha a sua frontal, completa e clara oposição à legislação extintiva e supostamente agressora das freguesias já em vigor”.
Este comunicado apresenta algumas deliberações tomadas pelo secretariado, e reforça as acções que ainda podem ser tomadas pelas freguesias.
Segundo este órgão, o processo de extinção de freguesia desconsidera as autarquias e os autarcas, não servindo as populações nem os territórios.
O Secretariado da Federação Distrital de Setúbal, suportado no trabalho desenvolvido pelo Gabinete Autárquico e pelos Juristas, realça que “as Freguesias correspondem ao sentir, ao viver, e aos anseios das populações, que se identificam com estas”.
O reforço do papel e da actuação social das Freguesias, assim como as funções que estas exercem ao nível da educação, da resolução de conflitos, e do apoio ás populações, são uma constante no discurso da Distrital Socialista, que afirma que “as Freguesias são a verdadeira fortaleza do Poder Local Democrático, e inúmeras vezes, o único ponto de contacto entre o cidadão e o poder politico e administrativo”.
No documento emitido pode ler-se também que este processo conduz necessariamente ao empobrecimento da democracia e ao enfraquecimento da participação politica activa, e efectivados cidadãos
O Secretariado da Distrital Socialista destaca, no final do documento, a solidariedade com as Freguesias do distrito que são alvo de extinção, e recomenda que as mesmas recorram aos tribunais Administrativos e Fiscais, para impugnar a sua agregação.

Agência de Notícias 

Comentários