Histórias do Mundo: O homem que dá terra para semear

Idoso de Vila Real cede terrenos para hortas ou vinha

Um homem de oitenta anos da localidade da Póvoa, Vila Real, está a ceder os seus terrenos, que já não consegue trabalhar, de forma gratuita para quem queira tratar de uma vinha ou plantar uma horta. Um bom exemplo nos dias de hoje.

Homem de Vila Real oferece terreno a quem garantir cultivar 

Felisberto Varela fez ontem – 14 de Fevereiro – precisamente 80 anos. Porque já não se sente com forças para granjear as terras mas não as quer ver ao abandono, colocou o anúncio num jornal regional: “Cede-se terreno a título gracioso”.
E, em duas semanas, o idoso foi contactado por muitas pessoas e cedeu três terrenos dos cinco que possui na aldeia da Póvoa. Cada propriedade possui cerca de um hectare.
Felisberto Varela não quer vender as propriedades de onde tirou o sustento toda a sua vida, mas também não os quer  ver abandonados.
“Custa-me pensar que eles podem ficar a monte”, afirmou o octogenário.
E depois, segundo acrescentou, esta medida pretende também ajudar os que, nesta altura de crise, se lamentam de não terem um pedaço de terra para cultivar. Ou seja, ajudar a quem queira plantar uma horta para ajudar nas despesas com a alimentação.
Por isso, para aqueles que precisam de um “pedacinho de terra” para se dedicar a culturas, como por exemplo batatas, feijões ou couves, a cedência é gratuita.
Felisberto Varela apenas pede uma contrapartida a quem quiser tratar das suas propriedades já com vinha, nomeadamente, que paguem a poda, que já foi feita, e dêem mais uma contribuição para suportar as despesas legais da produção.

Câmara de Vila Real também “dá” terra para hortas
A Câmara de Vila Real anunciou em Outubro de 2010 um projecto, que ainda não foi implementado, com vista à criação de hortas urbanas, na zona do Parque Corgo, para ceder a famílias carenciadas.
O espaço, cuja gestão será entregue à população, contará com uma área de 2.700 metros quadrados e será cedido a um total de 26 famílias, que poderão usufruir dos vários produtos hortícolas que ali poderão cultivar.
Do projecto das hortas urbanas faz parte a criação de um acesso pedonal e de infra-estruturas de apoio, nomeadamente água canalizada para a rega das hortas.

Agência de Notícias 

Comentários