Executivo do Barreiro de visita ao Lavradio


Educação e ambiente centralizam primeiro dia de visita à freguesia 


O Roteiro das Freguesias do Lavradio, promovido pela Câmara do Barreiro no âmbito do Projeto Municipal para a Participação e Cidadania, já está na rua. Começou ontem [dia 20 de Fevereiro] com visitas a diversos locais da Freguesia. A primeira iniciativa foi o debate, com a participação da Vereadora da Educação com alunos do 9º ano da Escola Básica 2+3 Álvaro Velho. Presidente e vereadores visitaram ainda a ETAR Barreiro/Moita e estiveram no Ecoponto do Lavradio. O roteiro pela freguesia do Lavradio prossegue hoje e amanhã.

Autarcas do Barreiro visitam freguesia do Lavradio (Foto CMB)

A primeira paragem do executivo municipal em terras do Lavradio ocorreu na Escola Básica 2+3 Álvaro Velho onde, de acordo com fonte da Câmara do Barreiro, Regina Janeiro [Vereadora da Educação] “explicou resumidamente aos alunos o trabalho desenvolvido pela Autarquia e nomeadamente as áreas pelas quais é responsável”.
Ainda de acordo com a autarquia do Barreiro, Regina Janeiro justificou a conversa com os alunos, referindo que “a gestão não deve ser feita no gabinete, sem conhecer a realidade do Concelho”. Para a titular da pasta da educação é importante ir ao terreno. “Venho conhecer-vos e ouvir o que acham que o Concelho deveria ter”.
No período de debate, os alunos sugeriram nomes de artistas para atuarem nas Festas do Barreiro, [que se realizam no Verão] salientaram a falta de policiamento nas ruas do Concelho, colocaram questões relacionadas com o apoio às modalidades desportivas no Barreiro, salientaram a importância da construção de mais ciclovias, entre outros assuntos.

ETAR Barreiro/Moita quase a 100 por cento
Carlos Humberto, chefe do executivo, os vereadores Rui Lopo, responsável pelo Planeamento, e Sofia Martins, das Obras Municipais e Águas e Resíduos, visitaram, com eleitos da Junta de Freguesia, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Barreiro/Moita, onde assistiram a um filme sobre esta infraestrutura e visitaram as instalações. A Vereadora Sofia Martins e Cristina Santos, Diretora de Operações da Simarsul, explicaram que a “ETAR já está a receber a quase totalidade dos efluentes domésticos do Concelho do Barreiro”. “Faltando ainda os efluentes industriais, situação que deverá ficar resolvida ainda este ano”, acrescentaram as responsáveis.
O tempo serviu ainda para que o executivo Municipal e o da Junta de Freguesia conversaram, de forma informal, com pescadores da Barra-a-Barra sobre as condições para a atividade piscatória nesta zona.
Por último, ainda durante a manhã, visitaram o Ecocentro do Lavradio, da responsabilidade da Amarsul, onde podem ser depositados gratuitamente, pelos munícipes, monos domésticos, ramagens e papel/cartão que não cabem nos ecopontos colocados nas ruas do Concelho.
O executivo volta hoje ao Lavradio, durante todo o dia, e amanhã a partir das 16h15. A visita acaba amanhã à noite com mais um debate  das Opções Participadas com a população, na sede do Futebol Clube Beira-Mar


Programa Roteiro das Freguesias do Lavradio

Dia 21 de fevereiro – quinta-feira
09h30 – Visita à Unidade de Saúde Familiar do Lavradio
10h45 – Visita à Escola Básica nº 1 do Lavradio
11h45 – Visita a estabelecimentos comerciais
15h00 – Visita à Escola Superior de Tecnologia do Barreiro
16h15 – Visita à AURPIL
17h30 – Visita a obras realizadas ou propostas pela Junta de Freguesia
18h00 – Visita a coletividades da Freguesia

Dia 22 de fevereiro - sexta-feira
16h15 – Visita à antiga escola Adão Bermudes
17h15 – Visita ao GD Fabril
18h00 – Visita aos Fidalguinhos
21h30 – Opções Participadas com a população - Futebol Clube Beira-Mar

Agência de Notícias 

Comentários