Carnaval de Sines


“Somos um Carnaval com muito amor, muito trabalho” 

A edição de 2013 do Carnaval de Sines, um dos mais emblemáticos do país, decorre até 13 de fevereiro, com um conjunto de atividades repletas de cor e fantasia. A Siga a Festa -Associação  Carnaval de Sines divulgou que perto de 200 pessoas estão a trabalhar voluntariamente no evento, que conta com vários grupos de foliões e escolas de samba e mais de 14 carros alegóricos. As críticas ao Governo e ao poder local e a crise, a par de outros assuntos menos sérios, vão desfilar na Avenida General Humberto Delgado, entre domingo e terça-feira, sendo esperadas mais de 15 mil pessoas para assistir aos corsos carnavalescos.

Sines prepara três corsos e espera 15 mil visitantes 

O programa teve início com a apresentação do samba enredo oficial e Reis do Carnaval em 2013, Lurdes Castelo-Branco e Carlos Malafaia Gamito, nos dias 1 e 2 de fevereiro.
As festividades prosseguiram ontem de manhã na Avenida General Humberto Delgado, com a 22ª edição do Carnaval dos Pequeninos. O desfile junta centenas de crianças das escolas básicas e jardins-de-infância de Sines e Porto Covo e contou também com a participação dos Pequenos Reis do Carnaval de Sines, João Michel e Matilde. O Carnaval dos Pequeninos é uma organização da Junta de Freguesia de Sines.
Esta manhã, às dez horas, os Reis do Carnaval discursam junto ao Castelo de Sines e desfilam pela zona histórica da cidade, acompanhados pela sua corte.
Mais tarde, pelas 15 horas, o Salão do Povo recebe a 4ª edição do Baile de Máscaras Sénior, com a presença de Eliseu Brás e entrega de prémios aos melhores mascarados. A iniciativa, de entrada gratuita, é promovida pela Junta de Freguesia de Sines.
A Santa Casa da Misericórdia de Sines também promove um Baile de Máscaras Sénior, mas no dia 11 de Fevereiro, pelas 14h30, destinado a utentes da associação e convidados.

Três corsos em três dias
 
Mas como sempre, como manda a tradição, os dias maiores da festa acontecem no domingo, segunda e na terça-feira, que em Sines é de tolerância de ponto, ao contrário daquilo que o Governo da nação queria.
Assim, de domingo a terça, a Avenida General Humberto Delgado enche-se de cor e fantasia para receber os desfiles de corso carnavalesco, com grupos de samba, carros alegóricos, foliões, grupos mascarados e muita animação. No domingo e terça-feira gorda, o corso tem início às 15 horas e na segunda-feira, o corso inicia-se às 21 horas, num desfile noturno cheio de luz e alegria.
O grupo de foliões Pingo Douro, constituído maioritariamente por jovens entre os 15 e os 18 anos, participa este ano, pela primeira vez, no Carnaval de Sines, com uma mina de ouro que pretende ser uma crítica ao Governo.
Enquanto trabalha no projeto, Lorenzo Roberto, 17 anos, líder destes foliões, garante à agência Lusa que a experiência está a ser "boa" e que contribui para o grupo de amigos ficar “mais unido”.
Carlos Santos, também com 17 anos, acrescenta que a sua participação nesta festa “tradicional” pode servir para “atrair mais gente nova” para a folia.
Poucos metros ao lado, Carlos Malafaia, o rei do Carnaval de Sines 2013, conhecido no sábado passado, prepara um “carro-bar”, que irá acompanhar um grupo folião “muito alegre”, garante a realeza. “As garrafas de bebida serão a fingir, mas a rapariga do varão será a sério”, brinca.

“A festa do povo”, diz o rei 
200 voluntários trabalham para que tudo saia perfeito em Sines
Carlos Malafaia festeja o Carnaval há quase tantos anos como tem de vida, 58.
Durante este tempo, construiu carros alegóricos, foi cofundador de uma escola de samba e desfilou a rigor nos corsos da cidade alentejana.
Hoje, menos ágil e com alguns problemas de saúde, participa como folião, mas afirma que marcará presença “enquanto puder”, pois considera o Carnaval “a festa do povo”.
Estas pessoas fazem parte do grupo de cerca de 200 voluntários que, segundo a Siga a Festa - Associação de Carnaval de Sines, trabalham “sem dormir” para que o Carnaval saia à rua a partir de domingo.
É preciso construir os carros alegóricos, costurar os trajes, preparar os adereços, e o tempo é curto, uma vez que a maioria dos participantes trabalha ou tem uma atividade durante o dia.
A presidente da associação organizadora, Maria Alexandra Oliveira, defende que o Carnaval de Sines “é diferente dos outros”, porque não é um “Carnaval espetáculo”.
“Somos um Carnaval com muito amor, muito trabalho”, diz a dirigente, que está ligada à festa há cerca de 40 anos.
Maria Alexandra Oliveira afirma que o Carnaval de Sines é “cada vez mais folião, mais português, mais popular”, o que não invalida que continuem a desfilar os seus atributos as escolas de samba locais.

Batalha das flores e futebol trapalhão 
A organização apostou, este ano, na recuperação de duas iniciativas populares com várias décadas de tradição: a festa da batalha das flores, este sábado à noite no Chalett Bar, um evento que se realizou pela primeira vez em 1927, e o futebol trapalhão, na segunda-feira, às 15 horas no relvado sintético do Estádio Municipal, em que homens se vestem de mulheres para jogar à bola.
O Carnaval de Sines custará cerca de 140 mil euros, o que representa um corte no orçamento de 30 mil euros em relação a 2012, tendência que se tem verificado nos últimos três anos.
Mas, não é só a crise que explica a redução do orçamento, é também o mau tempo.
“Desde 2007 que chove todos os anos e isso obriga-nos a reduzir bastante o investimento. O Carnaval vive essencialmente da receita de bilheteira”, explica a responsável, lembrando também as consequências do temporal de há cerca de três semanas, que arrancou a cobertura do armazém da organização e danificou alguns carros alegóricos.
Se tudo correr bem, Maria Alexandra Oliveira espera que mais de 15 mil pessoas assistam aos corsos carnavalescos de Sines, que acontecem no domingo e na terça-feira à tarde e na segunda-feira à noite.
O Carnaval de Sines despede-se da edição 2013 no dia 13 de Fevereiro, com o enterro do entrudo, a partir das 22 horas, na Praça Tomás Ribeiro.
O evento é organizado pela Siga a Festa – Associação de Carnaval, em parceria com a Câmara e Junta de Freguesia de Sines com os patrocínios da Galp Energia – Refinaria de Sines e Repsol, e com os apoios da Super Bock e Setrova.
Mais informações nas contas oficiais do Carnaval de Sines no facebook (aqui e aqui). 

Agência de Notícias 

Comentários