Carnaval de Sesimbra


Samba, palhaços e cegadas invadem Sesimbra

Os desfiles das escolas de samba e o corso de palhaços voltam a ser os grandes destaques do Carnaval de Sesimbra, cujo ritmo já começou a ser marcado esta sexta-feira pelo desfile das escolas do concelho, que juntaram milhares de crianças, o concurso de máscaras infantis, as tradicionais cegadas e os bailes e animações nocturnas, que se prolongam por uma semana.


À semelhança dos anos anteriores, o Carnaval de Sesimbra promete muito. Durante o dia de hoje (sábado) para além do concurso infantil de fantasias e das cegadas, a vila de Sesimbra recebe o desfile do grupo feminino de afro-axê Tripa Mijona, enquanto na mesma altura, na freguesia da Quinta do Conde tem lugar o corso trapalhão, organizado pela junta de freguesia.
Os desfiles principais, que vão voltar a juntar mais de mil participantes, acontecem nos dias 10, domingo, e 12, terça, (em Sesimbra há tolerância de ponto dada pela autarquia) a partir das 14 horas, na Marginal de Sesimbra. Mais uma vez, as associações prometem mostrar, através da originalidade dos fatos e dos sambas enredos, o porquê de Sesimbra ser um ponto de referência e um dos destinos preferidos por milhares de portugueses nesta época do ano.
Na tarde de 11, segunda, o cortejo de fantasias de palhaço, considerado o maior de Portugal, volta a encher de cor e alegria as ruas da vila de Sesimbra com centenas de foliões.
Também as habituais cegadas voltam a animar o concelho. O costume típico das zonas rurais, que se realiza há mais de 100 anos, é mantido por dois grupos de cegantes que acompanhados por guitarras portuguesas vão cantar em verso os acontecimentos mais marcantes da sociedade. Ao estilo das canções de escárnio e maldizer os grupos darão por terminado o Carnaval de Sesimbra com uma atuação, no dia 16, sábado, no Cineteatro Municipal João Mota.
Consulte aqui Programa 2013  e não perca o Carnaval de Sesimbra, que começa a ser preparado por dezenas de sesimbrenses com meses de antecedência. 


Sesimbra justifica tolerância de ponto

Há mais de quatro décadas que o município celebra o Carnaval e recebe milhares de pessoas, pelo que este ano a tolerância de ponto mantém-se. “O Carnaval de Sesimbra tem um impacto positivo na economia local - nos restaurantes, nos bares e noutros estabelecimentos -, mas também em termos culturais, porque tem um peso importante nas estruturas associativas do concelho”, justificou à Lusa a vereadora da Cultura, Felícia Costa.

Três mil crianças juntas na Quinta do Conde
Crianças abriram Carnaval no concelho de Sesimbra ontem à tarde 
Mas a festa da folia já começou no concelho de Sesimbra. Esta sexta-feira, cerca de três mil crianças participaram no Desfile de Carnaval dos Estabelecimentos de Ensino de Sesimbra, que decorreu na Avenida 1.º de Maio, na Quinta do Conde.
Para Felícia Costa, vereadora do Pelouro da Educação, a iniciativa visa o encontro de todas as escolas do concelho. “Queremos que se juntem num só desfile, porque somos um só município, e a sua realização de forma alternativa, em Sesimbra e na Quinta do Conde, permite esta união e partilha entre a comunidade educativa”, adiantou.
Os pequenos foliões apresentaram trajes originais e coloridos e ao ritmo da música, tocada por membros das escolas e grupos de samba, contagiaram as centenas de familiares e amigos que assistiam ao desfile ao longo da avenida.
A maioria das escolas optou por seguir o tema dos projetos adotados no ano letivo 2012/2013 nos respetivos estabelecimentos de ensino. O Renascimento, as notas musicais ou a importância da leitura foram algumas das propostas apresentadas, que, de certa maneira, deram a conhecer o trabalho desenvolvido nas escolas do concelho.

Agência de Notícias 

Comentários