BTL na FIL, em Lisboa, até Domingo


Uma feira com 25 anos procura visitante 1 milhão 

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) comemora 25 anos esta edição, aguardando ultrapassar o milhão de visitantes, numa altura em que o setor deve contrariar o pessimismo existente, segundo o presidente da comissão organizadora, Vítor Neto. Pelo distrito de Setúbal, na edição deste ano, Barreiro, Palmela, Sesimbra e Almada marcam forte presença da maior mostra de turismo em Portugal. 

Autarquias do distrito marcam presença na 25ª edição da BTL

A BTL deste ano acolhe como convidada nacional a região centro e vai dar particular enfoque, em termos internos, ao turismo religioso, ao golfe e ao setor empresarial ('meeting industry').
A agora designada feira, que começou na quarta-feira e decorre na FIL, em Lisboa, até domingo, mas que estará aberta ao público em geral apenas no fim de semana, contará ainda com a estreia do turismo paulista.
“Queremos que esta feira seja também um momento de reforço da confiança dos empresários do setor. É interessante que apesar de os últimos anos não terem sido favoráveis, mesmo assim [o setor] teve um crescimento nas receitas externas, que contam como exportações”, afirmou o antigo secretário de Estado.
As despesas de turistas estrangeiros em Portugal aumentaram 5,6 por cento em 2012, de acordo com dados do Banco de Portugal, tendo o setor sido o maior contribuinte para o excedente da balança de serviços, um dado que Vítor Neto considera ter “passado um pouco despercebido”.
Desde a primeira edição a BTL recebeu 994.618 visitantes, entre profissionais e público geral, para além de 15.261 empresas, de acordo com dados da organização.
Este ano, Vítor Neto refere que vão ser 900 as empresas presentes, um número que considera “razoável, tendo em conta a conjuntura”.
O investimento da organização na feira tem rondado os 10 milhões de euros nas últimas 10 edições, com o valor investido em promoção a rondar os três milhões de euros para o mesmo período”, segundo comunicado da organização.

Prémio ao visitante 1 milhão
Este ano conta com a presença de 36 destinos internacionais, e oito regiões nacionais entre elas o Destino Nacional Convidado, o Turismo Centro de Portugal. Todos eles dão a conhecer o melhor das suas regiões, gastronomia, hotelaria, cultura, costumes e tradições.
Nesta edição estreiam-se os destinos EUA, La Formentera e São Paulo e estão de volta os destinos Argentina e Extremadura, na Espanha.
De acordo com Fátima Vila Maior, directora BTL, "comemorar 25 anos é uma etapa de peso, sobretudo quando tem agregado a si um nome como BTL, que reúne não só um historial de sucesso, como também o espaço de eleição para os profissionais ligados à área turística, funcionado como o grande barómetro do mercado, e ponte estratégica entre continentes. A todas estas mais-valias acrescenta-se o facto de nesta edição recebermos o visitante um milhão, que terá direito a uma recepção especial e um prémio oferecido pelo Turismo Centro de Portugal".

Palmela e Sesimbra mostram potencialidades turísticas
Câmara de Palmela promove hoje vinhos e produtos regionais 

A Câmara de Palmela vai apresentar a sua nova campanha de promoção turística “Palmela Conquista” na BTL 2013. A apresentação será feita hoje, às 18 horas, no stand da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo.
Com esta campanha pretende-se, diz fonte da autarquia, “capitalizar a notoriedade conseguida com o título ‘Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012’ e projectar a imagem do território associada à sua riqueza histórica, ao generoso património natural e cultural, à qualidade dos produtos locais e aos saberes e tradições genuínos”.
Esta tarde, entre as 18 e as 20 horas, será também possível degustar vinhos e produtos regionais, numa iniciativa da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.
Até 3 de Março, o concelho de Sesimbra vai voltar a estar representado na BTL - Feira Internacional de Turismo, que decorre na FIL, em Lisboa.
Desta vez, diz fonte da autarquia, “inserido no stand do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, para apresentar as suas potencialidades turísticas e promover o que de melhor tem para oferecer, como a gastronomia, o património, as tradições ou as paisagens únicas”.  

Almada e Barreiro também marcam presença
A Câmara de Almada promove na Bolsa de Turismo de Lisboa as potencialidades turísticas do concelho, pelo segundo ano consecutivo. Durante a mostra é promovido o Troféu Experimente Almada – Neilpryde RS:One no rio Tejo.
No espaço de exposição da Câmara de Almada estarão representados mais de uma dezena de parceiros da plataforma de turismo para a divulgação do destino Almada que conjuga praia, golfe, património histórico e natural, espaços de cultura, gastronomia e um santuário nacional. Esta participação insere-se no Plano Estratégico de Valorização e Desenvolvimento do Turismo para o Concelho de Almada.
Integrado na animação paralela da BTL 2013, nos dias 2 e 3 de Março a Marina do Parque das Nações o Troféu Experimenta Almada – Neilpryde RS:One (Training Series). Esta regata no rio Tejo é organizada pela Escola de Windsurf elisario.com (sediada na Costa da Caparica), um dos parceiros da plataforma de turismo de Almada.
A Câmara Municipal do Barreiro vai estar, mais uma vez, representada neste evento. Segundo a autarquia avança à imprensa, o projeto Rota do Trabalho e da Indústria vai ser apresentado no sábado dia 2 Março, entre as 12 e as 14 horas, no espaço da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (TLVT), onde o município estará representado. A sessão contará com a presença do presidente da autarquia, Carlos Humberto, e da vereadora com as áreas da Cultura, Bibliotecas e Arquivo, Regina Janeiro.
Agência de Notícias

Comentários