Sesimbra quer dar tolerância de ponto no Carnaval


Tudo pronto para o Carnaval de nove dias junto ao mar 

A Câmara de Sesimbra – como já aconteceu no ano passado – tenciona dar a tolerância de ponto aos funcionários da autarquia durante as celebrações carnavalescas no concelho, indo contra a decisão do Governo aos funcionários públicos. “A cedência de um dia de descanso aos trabalhadores para desfrutarem do Carnaval traz mais benefícios financeiros que o proposto pela administração central”, afirma Felícia Costa, vereadora da cultura naquela autarquia e, acrescentando que são “altas expetativas para as festividades” que começam a 8 e só acabam a 16 de Fevereiro. 

Carnaval de Sesimbra avança com tolerância de ponto na terça-feira

“Já em 2012, o Governo não concedeu tolerância de ponto, mas tal não teve como consequência a menor afluência populacional ao Carnaval de Sesimbra”, explica Felícia Costa. O final das obras de requalificação da zona ribeirinha, que no ano passado estiveram lado a lado com as festividades também surge como um novo atrativo para o dia de Carnaval.
“Sesimbra deve ser dos únicos concelhos do país inteiro que festeja o Carnaval à beira mar e agora com a melhor acessibilidade e beleza da zona ribeirinha só ganha mais encanto”, prossegue a vereadora da cultura na câmara. O investimento autárquico para as celebrações de Fevereiro cinge-se aos 41 mil euros, valor igual a 2012, que permite “viabilizar as condições necessárias para a realização de um Carnaval que já está enraizado na cultura dos munícipes”.
Do melhor peixe do mundo ao melhor samba no pé da Europa
A dinamização da economia local está em foco neste que é considerado “um dos pontos altos do concelho e que leva mais turistas a Sesimbra”, frisa Felícia Costa, adiantando as “inúmeras ofertas que os visitantes podem usufrir, desde o lazer ao melhor peixe do mundo”. Os desfiles das escolas de samba e o corso de palhaços são os grandes destaques do Carnaval de Sesimbra, cujo ritmo vai ser também marcado pelo desfile das escolas de samba.
A festa começa a 8 e estende-se a 16 de fevereiro, “Sesimbra vai viver um grande Carnaval”, promete Felícia Costa. Aquela que pretende ser a maior concentração de palhaços do mundo, com cerca de três mil, está agendada para a tarde de dia 11, segunda feira. As habituais cegadas, que acontecem todos os dias das festividades em vários pontos do concelho é mantido por dois grupos de cegantes acompanhados por guitarras portuguesas. Dia 10 e 12 (domingo e terça-feira) há corsos há beira-mar. 

Agência de Notícias 

Comentários