Grândola tem nova presidente


Carlos Beato troca câmara de Grândola por Montepio Geral


Carlos Beato renunciou ao cargo de presidente da Câmara de Grândola para ocupar um lugar no conselho de administração do Montepio Geral, deixando assim a liderança autárquica entregue a Graça Nunes.

Carlos Beato deixa presidência da Câmara de Grândola 

De acordo com o ex-autarca, “o convite honroso feito pela instituição bancária, aliado ao impedimento da recandidatura ao município”, são os argumentos apresentados para explicar a troca dos destinos da autarquia alentejana para administração do banco. Beato acrescenta ainda a disponibilidade para desempenhar um cargo no próximo mandato “desde que não seja no executivo autárquico e não interfira com o cargo no Montepio”.
“Depois de onze anos à frente da Câmara Municipal de Grândola, esta é a altura própria para deixar o cargo”, prossegue Carlos Beato, que não considera a sua saída como geradora de instabilidade política dentro da autarquia. “A vida política ativa, bem como o lugar na presidência da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, ficam agora de parte”, afirma o novo membro do conselho de administração do Montepio Geral em início de funções a partir da próxima segunda-feira.
A liderança da Câmara de Grândola, agora desempenhada por Graça Nunes, “está muito bem entregue”, reflete Carlos Beato, acrescentando que “depois de a autarquia ter atingido o princípio do equilíbrio financeiro das contas públicas, a casa fica arrumada para Graça Nunes gerir da melhor forma”. “O orçamento camarário está aprovado, bem como o acesso ao Programa de Apoio à Economia Local”, bases suficientes para garantir um “clima financeiro e económico saudável”.

Graça Nunes pode se candidatar nas próximas eleições
 O apoio de Carlos Beato a um novo candidato à autarquia alentejana não é visto como “imprescindível para a vitória” nas próximas eleições de Outubro, mas este será depositado pelo antigo autarca, que não revela o nome do seu possível sucessor. “Em cima da mesa estão os nomes de Ricardo Campaniço, Aníbal Cordeiro e Graça Nunes”, adianta Carlos Beato.
O ex-presidente admite ainda que “o trabalho e a estratégia para a dinamização e o crescimento económico e social de Grândola, ao longo de onze anos de mandato, está no terreno para quem quiser ver”.
Natural de Grândola, Graça Nunes pertente ao executivo municipal desde 2001 tendo ocupado o cargo de vice presidente no primeiro mandato e no último trimestre de 2012, substituindo Aníbal Cordeiro, que apresentou na altura a sua renúncia. Ao longo dos últimos onze anos enquanto vereadora assumiu as pastas da Educação, Cultura e Desenvolvimento Social, cargos considerados “fulcrais para o concelho”, lembra  Carlos Beato.
Graça Nunes é a primeira mulher a liderar o município. O técnico de desporto da câmara, Gonçalo Gomes, atualmente a exercer funções no Instituto Português do Desporto, é o novo vereador para o lugar ocupado pela nova presidente.

Agência de Notícias 

Comentários