Deputado europeu do PCP esteve em Setúbal


Comunistas reclamam medidas de apoio à pequena pesca

 

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira, reuniu, sexta-feira, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, com as diversas associações de pesca de Setúbal. O deputado comunista criticou abertamente as políticas europeias da pesca e diz que a esquerda europeia vai apresentar propostas que “possam minorar os aspectos negativos”. O deputado europeu ouviu ainda algumas ideias do sector que promete debater no Parlamento Europeu.

 

PCP quer mais apoio para o sctor da pequena pesca 

 

“No Parlamento Europeu aprovámos o relatório sobre a pequena pesca costeira, e isso foi consequência de uma reunião aqui mantida há algum tempo, pelo que vimos dar-lhes conhecimento desse trabalho,” esclareceu o deputado.
A defesa da gestão de proximidade das pescas e a criação de instrumentos de apoio a situações de emergência, são algumas das medidas preconizadas e incluídas neste relatório.
Para João Ferreira, as propostas da Comissão Europeia “são negativas, particularmente para a pequena pesca”, defendendo que este conjunto de propostas apresentadas no Parlamento Europeu “possam minorar os aspectos negativos e introduzir algumas questões positivas”, diz o deputado comunista no Parlamento Europeu.

Pescadores querem Europa a ajudar pequenos estaleiros
“Este é um sector que já vive com muitas dificuldades, sem que o Fundo Europeu das Pescas permita a criação de mecanismo de apoio a períodos de defeso biológico. Neste relatório, essa ajuda está contemplada, em jeito de recomendação”, conta João Ferreira.
Por enquanto, este conjunto de medidas favoráveis à pequena pesca e que representa cerca de 90 por cento da frota portuguesa, não passam de recomendações. O deputado do PCP no Parlamento Europeu disse que para “passarem a lei têm de ser incluídas nos regulamentos da Política Comum de Pescas e do Fundo Europeu de Pescas, em fase de discussão”.
O deputado exorta as associações do sector pesqueiro setubalense “a mobilizarem-se junto dos nossos eleitos no Parlamento Europeu e no governo português”, para que as preconizadas medidas de apoio à pequena pesca possam vir a concretizar-se, de facto.
As associações de pesca reunidas com o deputado comunista transmitiram a necessidade de pequenos estaleiros de construção e reparação naval, com a promessa de João Ferreira em “questionar a Comissão Europeia sobre que apoios podem ser concedidos à construção desses estaleiros”.

Agência de Notícias 

Comentários