Habitação social simplificada em Alcochete


“Equidade no sentido de garantir aos mais fragilizados a atribuição de casas”

A crise e o desemprego galopante fazem com que muitas famílias tenham de entregar a casa ao banco ou, em último caso, vejam os bens penhorados. Esta é uma das maiores preocupações que tem chegado à Câmara de Alcochete, garante o vereador Paulo Machado. O número de pedidos à autarquia na param e, para dar resposta a situações urgentes, a Assembleia Municipal de Alcochete aprovou, por unanimidade, o Regulamento para Atribuição de Habitações Sociais. A autarquia aprovou ainda um protocolo onde os alunos da Escola Secundária têm acesso a estágio na Câmara de Alcochete.

Alcochete tem novas regras na habitação social 

No regulamento estão definidas as normas de atribuição de habitação social no Concelho, abrangendo os agregados familiares cuja situação socioeconómica e de condição de habitação é considerada desfavorecida, tendo em consideração que só por este meio poderão os referidos agregados ter acesso a habitação condigna em condições minimamente acessíveis.
“A preocupação com a habitação é de facto uma das maiores preocupações que tem chegado à Câmara Municipal por parte dos cidadãos, fruto da incapacidade de muitas famílias poderem honrar os seus compromissos com a banca, que resulta em situações de despejo ou de penhora, pelo que o número de cidadãos que tem chegado à Câmara Municipal a pedir casa tem aumentado exponencialmente”, referiu Paulo Machado, o Vereador com o pelouro do Desenvolvimento Social.
O vereador mencionou ainda  alguns dos critérios que norteiam a atribuição de habitações sociais e falou da necessária adequação da tipologia da habitação à tipologia da família: “procurámos que nos critérios houvesse a equidade no sentido de garantir aos mais fragilizados a atribuição de casas”, sublinhou o Autarca.
Esta é mais uma medida integrada nas políticas sociais desenvolvidas pelo Município, que no que concerne à habitação visa a valorização da qualidade de vida da população, em particular a mais carenciada.

Alunos da Escola Secundária têm acesso a estágio na Câmara
Na última reunião de Câmara que decorreu nos Paços do Concelho, no passado dia 11 de Dezembro, foi aprovado, por unanimidade, o protocolo de estágio entre o Município de Alcochete e o Agrupamento de Escolas de Alcochete.
O Protocolo estabelece uma colaboração institucional relacionada com a formação profissional, técnica e relacional integrada no plano de estudos do ano lectivo 2012/2013, para os alunos do 12.º Ano do Curso Tecnológico de Desporto da Escola Secundária de Alcochete.
Desta forma é assegurada aos alunos uma formação prática num contexto laboral, visando a aquisição e desenvolvimento de competências técnicas, relacionais, organizacionais e de gestão de carreira, relevantes para a sua qualificação profissional.
O Protocolo também tem benefícios para a Câmara de Alcochete na medida em que passam a estar disponíveis mais três recursos humanos, ainda que numa perspectiva de formação/aprendizagem, para colaborar no desenvolvimento das actividades promovidas pela Divisão de Desporto, Juventude e Movimento Associativo.


Agência de Notícias 

Comentários