Alunos de Palmela estiveram no Parlamento Europeu

Aluna de Palmela questiona deputado alemão

24 alunos da Escola Secundária de Palmela estiveram no Parlamento Europeu,  em Estrasburgo, na França. A Assembleia da República, em parceria com o Instituto Português da Juventude, promove anualmente o projecto Parlamento dos Jovens, com o objectivo de incentivar a participação cívica e promover o espírito de debate. Na sede do Parlamento Europeu, Patrícia Marinheiro teve a coragem de questionar o Eurodeputado alemão Bernd Posselt sobre o futuro do Federalismo Europeu.

Estudantes de Palmela usaram da palavra no Parlamento Europeu 

“Esta experiência única vivenciada pelos nossos jovens, para além desta componente cívico-política, teve ainda a vertente socializante, onde a troca de culturas foi intensa, desde a dança, as refeições em comum, as visitas à lindíssima cidade de Estrasburgo, Capital do Natal desde há 400 anos, com as suas montras cuidadosamente decoradas, a sua paradigmática catedral de uma só torre, os seus lindos canais, as suas imponentes praças, a sua História”, é assim que os responsáveis da Escola Secundária de Palmela classificam a viagem.
A Assembleia da República, em parceria com o Instituto Português da Juventude, promove anualmente o projecto Parlamento dos Jovens, com o objectivo de incentivar a participação cívica e promover o espírito de debate. Paralelamente a este, decorre o Euroscola, em que as escolas participantes apresentam um trabalho escrito sobre um tema proposto, sendo depois defendido oralmente, por dois alunos, em sessões distritais e nacionais.
No ano passado, como já vem sendo hábito desde há três anos, a sessão distrital do Euroscola, sob o tema Redes Sociais Participação e Cidadania, foi ganha por alunos da Escola Secundária de Palmela, o que lhes valeu um prémio, que se traduziu numa viagem a Estrasburgo. Assim, uma delegação constituída por 24 alunos desta escola e 2 docentes (Odília Freitas e Deolinda Ferreira, directora) representou o país e a região no Parlamento Europeu.

Eurodeputados por um dia
Os alunos da Escola Secundária de Palmela tiveram a honra de se transformarem em Eurodeputados por um dia – o dia 23 de Novembro – o que fizeram com entusiasmo e dedicação, debatendo com mais de 700 alunos de 20 escolas europeias, temas como: O Papel dos Valores da Europa no Mundo, Migrações e Integração, Ambiente e Energias Renováveis, Liberdade de Informação e Cultura da Cidadania, 2012 Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre as Gerações e O Futuro da Europa.
Na parte da manhã, a apresentação da delegação portuguesa esteve a cargo da Ana Sofia Teixeira, aluna do 12º ano, que, em inglês fluente, sintetizou, com brilhantismo, as potencialidades do país e da região, convidando a assistência a visitar-nos. Depois, todos se empenharam no trabalho em Comissões, apresentando, na parte da tarde, as propostas de cada grupo de trabalho.
Daniel Pereira foi eleito Relator e impressionou os presentes com a sua extraordinária capacidade de argumentação, conseguindo ver aprovada a proposta do seu grupo.
Patrícia Marinheiro teve a coragem de questionar o Eurodeputado alemão Bernd Posselt sobre o futuro do Federalismo Europeu e, por fim, a professora Odília Freitas recebeu uma medalha por ter integrado o grupo de professores que ficou em primeiro lugar no Eurogame de professores.

Agência de Notícias 

Comentários