Dá um Gosto ao ADN

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Alcácer do Sal com mega freguesia


Alcácer com freguesia maior que a ilha da Madeira

A união de três freguesias do concelho de Alcácer do Sal vai possuir uma área maior que a ilha da Madeira, o que deixa os autarcas do concelho insatisfeitos com a medida, uma vez que defendem que quem vai sofrer com estas alterações territoriais é a população. Isto porque a proposta que está em cima da mesa é para que a União de Freguesias do Alcácer do Sal fique com 917 quilómetros quadrados.

Alcácer do Sal terá freguesia com 917 quilómetros quadrados 

O presidente da Junta de Freguesia de Santa Susana, Paulo Jacinto, considera que esta “união é feita por quem não tem a mínima consciência da realidade local” enquanto Rita Rito, presidente da Junta de Freguesia de Santiago, garante que “por muito que se queira, é impossível que a população não saia prejudicada”.
Paulo Jacinto afirma que a “população sai prejudicada com a Reforma da Administração Local, principalmente nas freguesias em que não existem transportes públicos”, acrescentando que atualmente a Junta de Freguesia de Santa Susana “disponibiliza um autocarro para a população local para os transportar para o hospital ou outras instituições”. Uma das maiores preocupações para os autarcas é a população idosa, pois “os idosos são os que recorrem mais às freguesias pedindo ajuda para outros tipos de serviços, seja os CTT ou segurança social”, destaca o presidente de Santa Susana.

População perde serviços de qualidade
A reforma administrativa do território português é uma medida do atual governo que tem levantado mais polémicas a nível local. Uma das justificações para este problema é a questão do serviço da população, algo que Rita Rito, chefe do executivo da Junta de Santiago, explica que “se a junta de freguesia ficar a 30 quilómetros da população, não vai conseguir servir as necessidades das pessoas de forma eficiente”.
Para ambos os presidentes esta é uma freguesia que “vai ficar com dimensões enormíssimas”, e que vai ter “muita dificuldade em chegar a toda a população local”. Isto porque a proposta que está em cima da mesa é para que a União de Freguesias do Alcácer do Sal fique com 917 quilómetros quadrados.
 A união de freguesias, aprovada na generalidade no Parlamento no final da passada semana, fará com que o concelho de Alcácer do Sal passe a contar com quatro freguesias, a de Comporta, São Martinho, Torrão e a União de Freguesias de Alcácer do Sal. Esta última irá agregar as freguesias de Santa Susana, Santiago e Santa Maria do Castelo.

Agência de Notícias 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010