PCP critica falta de especialistas de Oncologia no Barreiro

PCP culpa Governo por falta de médicos no tratamento do cancro


Os comunistas querem saber “para quando está prevista a conclusão do procedimento consursal para a contratação de um médico oncologista” no Hospital do Barreiro e “porque não foi autorizada a contratação dos três especialistas necessários, para manter o bom funcionamento do serviço e os cuidados de saúde adequados e atempados aos doentes oncológicos”. O Hospital,  no entanto,  afirma que um médico especialista já se encontra a trabalhar desde o dia 19 de Novembro. 

Paula Santos (à esquerda)  questiona Governo por falta de especialistas 

Em nota enviada à imprensa, o PCP recorda que “o Governo assumiu a necessidade de contratar mais um especialista”, tendo “já tinha sido publicado em Diário da República o aviso de procedimento concursal para o efeito a 10 de Agosto”. No entanto, refere que, “passados mais de dois meses, as condições de funcionamento do serviço de oncologia do Hospital do Barreiro agravam-se”, não se tendo verificado “o reforço de médicos neste serviço”.
Dizem os comunistas que “segundo declarações públicas do responsável deste serviço são precisos mais três especialistas, muito embora a administração do hospital só tenha autorizado a contratação de um”, dizem ainda no comunicado e apontam que “há largos meses que o serviço de oncologia funciona em situação de pré-ruptura devido à saída de médicos, podendo mesmo colocar em causa a idoneidade formativa deste serviço para a formação dos sete internos”.
“O Hospital do Barreiro fez um grande investimento para dotar o serviço de oncologia de equipamentos e outros meios adequados para o tratamento das doenças oncológicas”, sendo o “único hospital na Península de Setúbal que possui as equipas e a capacidade de garantir o ciclo completo do tratamento do cancro, de assegurar a cobertura aos casos de doenças aguda oncológica, tendo presente um médico oncologista até às 24 horas durante 365 dias e de ministrar ensino pós-graduado de oncologia e de radioterapia”.

Hospital diz que já tem mais um médico a trabalhar
Perante uma situação que dizem criar “dificuldades acrescidas no acesso dos doentes oncológicos - cerca de 5 mil doentes oncológicos - aos tratamentos de que necessitam”. A falta de médicos, dizem os deputados comunistas, está a provocar “atrasos na realização de consultas e exames”.
O PCP critica o rumo que está a ser dado a este serviço. “Como se pode comprovar, é desta forma – desinvestindo e não assegurando as condições de funcionamento deste serviço – que o Governo potencia os investimentos realizados e valoriza o empenho dos profissionais de saúde na criação de um serviço de excelência no Serviço Nacional de Saúde”.
Face a esta posição, os deputados do PCP, Paula Santos, Francisco Lopes e Bruno Dias, perguntaram ao Governo "para quando está prevista a conclusão do procedimento consursal para a contratação de um médico oncologista para o serviço de oncologia do hospital do Barreiro e porque não foi autorizada a contratação dos três especialistas necessários, para manter o bom funcionamento do serviço e os cuidados de saúde adequados e atempados aos doentes oncológicos".
Em resposta, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo disse que esse especialista "iniciou funções no [passado] dia 19 de Novembro".

Agência de Notícias 

Comentários