Universidade Sénior em Alcácer do Sal


Aulas já começaram no Torrão e em Alcácer


A Universidade Sénior de Alcácer do Sal (USAS) iniciou na passada semana o ano lectivo na vila do Torrão, após três anos de actividade na sede do concelho. A “casa” da universidade será a antiga escola primária situada no jardim de S. Francisco. Esta é uma forma de contribuir para o envelhecimento activo, combatendo a solidão que muitas vezes ocupa a vida das pessoas mais idosas.

Universidade já abriu portas em Alcácer do Sal 

Neste momento, são seis os professores voluntários que oferecem o seu tempo para transmitir conhecimentos aos primeiros 37 alunos inscritos, a título gracioso.
No Torrão, as disciplinas disponíveis são informática (com o apoio do Contrato Local de Desenvolvimento Social), expressão plástica (nas variantes de pintura, desenvolvimento do processo criativo, reciclagem com arte e projectos artísticos e tecnológicos), lavores e bijutaria.
Tal como acontece em Alcácer do Sal, o início do ano lectivo é marcado por uma festa que sublinha precisamente a vertente de convívio e troca de experiências que enriquece a actividade da universidade sénior.
Na sede do concelho, por outro lado, os alunos podem inscrever-se nas disciplinas de psicologia e fundamentos de astronomia, língua portuguesa (dois níveis), inglês (dois níveis), francês, antropologia, literatura portuguesa, expressão plástica, história e património, bijutaria, lavores, biologia, história do século XX e coro.
No ano lectivo anterior, a USAS integrou cerca de 90 alunos, cujas aulas foram dinamizadas por 20 professores voluntários.

Agência de Notícias 

Comentários