Instituto Superior Técnico pode ter de encerrar temporariamente


Não temos mais por onde cortar”

O Instituto Superior Técnico, em Lisboa, pode vir a encerrar temporariamente, disse o seu presidente, Arlindo Oliveira, à rádio Renascença. O responsável explica que, tendo em conta o aumento das contribuições para a Caixa Geral de Aposentações de 15 para 20 por cento, está a ser equacionada a medida extrema de encerrar as portas do Técnico temporariamente.

Cortes podem obrigar Técnico a encerrar temporariamente 

O presidente do Instituto Superior Técnico (IST), Arlindo Oliveira, admite avançar com uma paragem parcial das aulas.
“Estamos a considerar reduzir o serviço. Exactamente como isso se fará não sei: paragem parcial das aulas, fecho parcial da instituição durante algum tempo, eliminação de alguns serviços fundamentais para os alunos ou para a qualidade do ensino”, disse.
Arlindo Oliveira diz que os cortes previstos na proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, que podem chegar aos 10 pontos percentuais, deixam o Técnico numa situação insustentável.
O corte mais pesado resulta de um aumento das contribuições para a Caixa Geral de Aposentações. “Relativamente à situação que nos foi apresentada em Julho onde já havia um corte de cerca de três por cento no nosso orçamento houve agora dois factores que são extremamente importantes: uma, é que nos aumenta, sem qualquer compensação, essa contribuição para a Caixa Geral de Aposentações de 15 para 20 por cento; a segunda é que a reposição que foi feita do subsídio de Natal foi apenas parcial e isso representa, talvez, mais dois por cento de redução”.
Arlindo Oliveira queixa-se, por isso, da falta de dinheiro para manter os serviços e diz que já não tem muito mais por onde cortar.
“Já fizemos muitas coisas, já reduzimos todos os consumos possíveis de electricidade, já reduzimos os níveis de segurança e de limpeza, mas, neste momento, não temos mais por onde cortar”, acrescenta.
O Ministério da Educação não comenta para já as declarações do presidente do Instituto Superior Técnico.

Agência de Notícias 

Comentários