Idoso morreu em queda de viatura ao rio Sado


Em alta velocidade para a morte


A queda de uma viatura ao rio Sado causou a morte a, pelo menos, uma pessoa, cujo cadáver foi já resgatado. As operações de busca e resgate foram concluídas cerca das quatro da madrugada de segunda-feira. A queda do automóvel, que aconteceu cerca das 21h de domingo. A vítima mortal, um homem de 70 anos, que, de acordo com as últimas informações, estaria sozinho dentro da viatura, disse à agência Lusa fonte da Polícia Marítima.

Carro caiu ao rio Sado, em Setúbal, no domingo à noite 

Diz quem assistiu que o homem fez uma louca manobra na viatura, em cima do cais n.º 2, junto à Lota, acelerando o Mercedes em direcção ao rio. A velocidade atingida no curto espaço foi necessariamente considerável, na medida em que a viatura “aterrou” no fundo do rio a cerca de 40 metro, frente à Doca Delpeut, palco, em Agosto último, de outro suicídio, em circunstâncias muito semelhantes.
Foi um pescador que assistiu ao suposto suicídio da noite de domingo, e deu o alerta, pouco antes das 21 horas, ao 112, passando depois a ocorrência para a alçada da Polícia Marítima, entidade que fez deslocar ao local duas embarcações. Uma delas veio propositadamente de Sesimbra, transportando uma equipa de quatro mergulhadores forense da Polícia Marítima.
Os mergulhadores retiraram o corpo do interior da viatura pelas 23.30 horas e, apesar de haver a suspeita de mais algum ocupante a bordo, tal não se viria a confirmar nos mergulhos efectuados pela equipa forense da Polícia Marítima.

Ocupante identificado como sendo José Rosado Chora
No local - entre o pavilhão do Clube Naval e o edifício da Docapesca - estiveram agentes da PSP, que procederam à delimitação do teatro de operações, bem como elementos da Polícia Marítima, Bombeiros Sapadores e Voluntários, INEM e responsáveis da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS).
De resto, a APSS contactou uma grua, proveniente do Barreiro, que procedeu à remoção do automóvel, operação concluída cerca das 3 da madrugada.
Algumas fontes referem que o carro é um Mercedes de cor escura. José Joaquim Rosado Chora, de cerca de 70 anos de idade, será a identidade do condutor e único ocupante, e não é natural de Setúbal. O corpo foi transportado para a morgue do Hospital de S. Bernardo, para respectiva autópsia.
O caso será agora alvo de inquérito, situação normal nestas situações. “Através dos documentos pessoais, vamos fazer chegar a informação à família”, avançou Lopes da Costa, capitão do Porto de Setúbal.
De referir que a viatura passou pelo acesso a uma zona de estacionamento pago, na altura desactivado, destinada a comerciantes de peixe do mercado de segunda venda da Lota, pelo que tinha a cancela em cima. Foi por aí que o Mercedes acedeu ao cais n.º 2, totalmente desprovido de qualquer barreira impeditiva de chegar ao rio.

Agência de Notícias 

Comentários