Garcia de Orta dá a conhecer custos das urgências


“Sensibilizar os utentes para o esforço económico”

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, vai indicar aos utentes que estiverem nas urgências os custos associados aos cuidados de saúde que receberam. Segundo nota da unidade de Almada, este documento é meramente “informativo” e tem por objectivo “dar a conhecer o custo dos serviços e cuidados de que os cidadãos usufruem no âmbito do Serviço Nacional de Saúde” (SNS).  
Hospital informa a partir de hoje custos da saúde, em urgência 

Esta informação começa a ser entregue a partir de hoje, terça-feira, 30 de Outubro, e elenca cada um dos cuidados de saúde que o utente recebeu nas urgências, com o respectivo preço, mas não implica qualquer pagamento para além da taxa moderadora.   
A medida implementada já em oito dos quinze maiores hospitais do país, dá a conhecer à população e aos profissionais de saúde “de forma transparente e clara, os custos dos serviços e cuidados de saúde de que os cidadãos beneficiam no SNS”. Com isto pretende-se “sensibilizar os utentes para o esforço económico que os serviços e cuidados de saúde representam para todos os contribuintes, contribuindo para uma utilização mais racional e adequada dos serviços de saúde”.
A apresentação dos custos será, “preferencialmente”, entregue no momento da alta em qualquer um dos serviços de urgência do HGO: Geral, Pediátrica e Ginecológica/Obstétrica.
Esta informação enquadrada no programa do governo para a área da Saúde, e no Relatório Final do Grupo Técnico para a reforma hospitalar, no sentido de aumentar a eficiência e a eficácia do SNS.

 
Agência de Notícias 

Comentários