Sucessos da Eurovisão ao vivo esta noite em Setúbal


Uma noite de estrelas

O Eurovision Live Concert, evento que se realiza-se, esta noite, no Auditório José Afonso, em Setúbal, conta este ano pela primeira vez com música tocada ao vivo, num espetáculo de entrada gratuita, outra novidade. A inglesa Katrina Leskanich é a grande atração. Filipa Sousa também irá subir o palco.



Katrina Leskanich é uma das cantoras presentes 
O cartaz desta edição do “Eurovision Party”, apresentado por Guilherme Santos, representante da Organisation Générale des Amateurs De L’Eurovision – Portugal (OGAE), entidade que, em parceria com a Câmara de Setúbal, promove a iniciativa, é composto por mais de vinte artistas europeus.
“Vamos tocar, pela primeira vez, música ao vivo”, anunciou Guilherme Santos, garantindo que o alinhamento do espetáculo, com cerca de três horas e meia, não será prejudicado. Esta é uma aposta na mudança do formato da iniciativa, que se realiza em Setúbal pelo quarto ano consecutivo.
Com um orçamento de 30 mil euros, o Eurovision Live Concert 2012 não reduziu o investimento em relação ao ano passado. “Pelo contrário, aumentámos mais uma presença”, referiu o organizador deste evento de música ligeira e popular europeia.
Guilherme Santos salientou ainda que o sucesso do festival de Setúbal no estrangeiro fez com que artistas de países como Bielorrússia e Arménia se disponibilizassem a participar gratuitamente. “Acham que o espetáculo vale a pena e pagam para vir à festa de Setúbal”, orgulhou-se o organizador.

Katrina Leskanich é cabeça de cartaz
Estreantes no certame são países como Grécia, Holanda, Estónia, Arménia, Moldávia e Bielorrússia.
O Eurovision Live Concert 2012 tem como cabeça de cartaz a britânica Katrina Leskanich, vocalista dos Katrina and the Waves, famosos nos anos 80 por temas como “Walking On Sunshine”, além terem vencido o Festival Eurovisão da Canção de 1997, com “Love Shine a Light”.
Outra vencedora mas da edição de 1993, ano em que Anabela representou Portugal, é a irlandesa Niamh Kavanagh. Esta é, aliás, uma particularidade do certame em Setúbal, que promove o encontro de participantes nos festivais da Eurovisão de vários anos, incluindo da última edição.

Filipa Sousa também vai cantar em Setúbal
Filipa Sousa é outra das artistas convidadas 

Artistas nacionais vão também atuar neste espetáculo, como Filipa Sousa, participante na Operação Triunfo e que representou Portugal, este ano, no Festival Eurovisão da Canção, no Azerbaijão.
Ricardo Soler, Gerson Santos, Vânia Osório e Rui Andrade são convidados especiais neste evento, que conta ainda com as participações de Carla Ribeiro, Ana Laíns e Luís Almeida.
Rui Andrade, também presente na conferência de imprensa e repetente no Eurovision Live Concert, falou aos jornalistas sobre a oportunidade que o espetáculo lhe dá para conhecer e trocar experiências com artistas estrangeiros, além de estes “levarem de Portugal uma imagem moderna”.

Cartaz cultural para a cidade
“Setúbal é a cidade mais eurovisiva de Portugal”, gracejou o vereador da André Martins, da Câmara de Setúbal, uma vez que a festa “já assumiu o seu lugar nas atividades do Concelho”.
Reconhecendo que através do Eurovision Live Concert se tem mostrado o melhor de Setúbal, como a gastronomia, a hospitalidade e as belezas naturais, o autarca salientou a importância do número significativo de turistas estrangeiros que assistem à festa da Eurovisão “para quem tira do turismo o seu rendimento”.
Do ponto de vista cultural, André Martins destaca o evento, “que não vai defraudar os espetadores”, como uma forma de “revisitar a história da música europeia”, que dificilmente pisaria, de uma forma isolada, os palcos portugueses.
O Eurovision Live Concert, com entrada gratuita, realiza-se hoje, às 21 horas, no Auditório José Afonso, com apresentação de Pedro Granger, Pedro Penim e Natália Abreu.

Agência de Notícias 

Comentários