PS alerta para problemas dos cuidados de Saúde do Barreiro


Fim das urgências no Montijo aumentou tempo de espera no Barreiro

Em comunicado enviado à imprensa, o Partido Socialista (PS) do Barreiro manifesta a sua “enorme preocupação com o congestionamento do Serviço  de Urgências do Hospital do Barreiro (CHBM) ao longo das duas últimas semanas”. Conforme revela o presidente da Comissão Política Concelhia (CPC) do PS Barreiro, Marcelo Moniz, tem se verificado “um aumento significativo de macas nos corredores, o que obriga a que os doentes aí tenham de permanecer, por vezes mais de 8 dias”.
Doentes esperam mais que o previsto, alerta o PS 

Em causa estará a “inexistência de vagas nos serviços de internamento, sobretudo de Medicina”. “Pese embora o facto de este ser um período com temperaturas mais elevadas e de, naturalmente, haver um acréscimo de ocorrências na população mais idosa, dependente e com múltiplas patologias, não pode o Partido Socialista do Barreiro, nem os profissionais do hospital, aceitar esta justificação, dado que em anos anteriores ocorreram temperaturas semelhantes ou mais elevadas e semelhante ocorrência de população idosa a este serviço, sem que se tenha registado tão elevado congestionamento no Serviço de Urgências”, alega Marcelo Moniz.
Para o PS do Barreiro, “o ‘encerramento’ da Urgência e a desactivação do Serviço de Medicina do Hospital do Montijo – neste momento a funcionar como retaguarda do Hospital do Barreiro – agravado pela saída de diversos profissionais, nomeadamente médicos graduados, que encontram noutras unidades hospitalares públicas e privadas os incentivos profissionais que o Hospital do Barreiro não proporciona”, são “algumas das reais causas que estão na origem desta situação, que urge resolver”.

SAP do Bocage também com problemas
“Igualmente manifestamos a nossa preocupação com a falta de profissionais de Enfermagem no Atendimento Complementar (vulgo SAP) aos utentes da Unidade de Saúde da Avenida do Bocage, o que tem obrigado a deslocações extraordinárias dos utentes para o Centro de Saúde da Quinta da Lomba, após as 17 horas, a fim de efectuarem tratamentos, e que pode provocar a curto prazo o congestionamento desta unidade”, apontam os dirigentes socialistas.
O PS do Barreiro refere ainda que “não se revê na quebra da atividade assistencial, nomeadamente na redução do horário de Atendimento Complementar, que tem ocorrido em diversas unidades de saúde do Concelho do Barreiro, bem como no facto da maioria dos enfermeiros desta Unidade de Saúde estarem com contratos precários, celebrados com empresas de prestação de serviços, o que é altamente desincentivador e desmotivador”.
Lamentando “a forma como estão a ser dirigidos e planeados os destinos da Saúde no Concelho e na área de influência do Barreiro”, o PS Barreiro admite solicitar a urgente intervenção do Ministério da Saúde.

Agência de Notícias 

Comentários