“Os Verdes” questionam urgência do Hospital de Montijo


Montijo está sem urgência

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre o eventual encerramento do Serviço de Urgências do Centro Hospital Barreiro/Montijo, no Montijo.

"Os Verdes" querem conhecer planos para o hospital de Montijo

O deputado admite que foi divulgado recentemente um Relatório da Comissão de Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgências, cujas conclusões apontam para o encerramento do Serviço de Urgências do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, no Montijo. “Este relatório agora apresentado vem reafirmar uma política para a Saúde apenas assente em critérios economicistas, relegando, assumidamente, para segundo plano, valores, direitos e interesses constitucional e legalmente instituídos. Mais, na elaboração deste relatório não foram ouvidas as populações nem os legítimos representantes locais, por estes eleitos”, afirmou.
José Luís Ferreira alega que, atualmente, o Serviço de Urgência em funcionamento no Hospital do Montijo, é um Serviço de Urgência Básico, o que corresponde a um serviço de 1º nível de acolhimento de situações de emergências mais simples, que “não dispõem de equipas médicas como enfermeiros, técnicos de diagnóstico, terapeutas e outros profissionais com especialização adequada a um serviço de urgência”.
Que serviços terá o hospital de Montijo?
Para além de questionar o Governo se pretende “proceder ao encerramento do serviço de urgências do Hospital do Montijo”, o deputado de “Os Verdes” quis saber “quais os serviços e valências que estão previstos para o Hospital do Montijo, no âmbito da reorganização da rede hospitalar”. José Luís Ferreira procurou apurar ainda como o Governo justifica “o claro incumprimento do protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal do Montijo e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no que ao Hospital do Montijo diz respeito”.

Protocolo com autarquia não está a ser cumprido “No acordo estabelecido entre a Câmara Municipal do Montijo e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, estava previsto um aumento do número de valências, neste centro hospitalar, algo que não se verificou desde a assinatura do protocolo. Contrariamente ao que previa o acordo, a perda de valências e de serviços no Hospital do Montijo têm sido sucessivas, exemplo disso é o serviço de urgência, desclassificado para uma urgência básica”, acusa o deputado.
José Luís Ferreira considera que o serviço de urgência do Hospital do Montijo se encontra “dotado de modernas e adequadas instalações”, que “custaram mais de um milhão de euros”. Recordou ainda que as populações dos concelhos do Montijo e Alcochete aumentaram cerca de 40%, segundo dados dos Censos de 2011, podendo as mesmas vir a ser “gravemente desfavorecidas nos seus direitos de acesso aos cuidados de saúde” caso se realize “esta pretensão de encerrar o serviço de urgências”.

Agência de Notícias 

Comentários