Montijo distinguido com prémio “Viver em Igualdade”


Uma década a trabalhar no combate às desigualdades e à discriminação

A Câmara Municipal do Montijo continua “a desenvolver actividades, na área da promoção das políticas de igualdade de género, dinamizando acções internas e externas e mantendo os serviços de apoio à comunidade”.

"Viver em Igualdade"vem para o Montijo 

Montijo foi um dos quatro municípios do país a ser distinguido com o prémio “Viver em Igualdade” pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
Este prémio que foi ainda atribuída Abrantes, Seixal e Valongo promove os municípios com boas práticas na integração da dimensão da igualdade de género, cidadania e não-discriminação, quer na sua organização e funcionamento, quer nas actividades por si desenvolvidas.
A Câmara do Montijo iniciou, há mais de uma década, “um trabalho continuado e consistente no combate às desigualdades e à discriminação com base no género, que se tem desenvolvido em várias frentes e assumido diferentes formas” refere a autarquia em comunicado.
O prémio entregue tomou em consideração os projectos levados a cabo pela autarquia, ao longo dos anos, tais como o Espaço Informação Mulheres, a Rede de Apoio a Mulheres em Situação de Violência, o Plano Municipal para a Igualdade de Género do Montijo e o Projecto Bola de Neve.
O Espaço Informação Mulheres (EIM) aberto ao público desde 2000, atendeu mais de 800 mulheres, prestando acompanhamento psicológico e dando resposta a questões relacionadas, entre outras, com situações de violência, processos de divórcio ou assuntos relacionados com o Direito do Trabalho. Como se verificou um aumento do número de atendimentos no EIM por motivos de violência doméstica, procurou envolver-se na intervenção toda a comunidade institucional do concelho. Assim, surge em Março de 2001 a RAMSV - Rede de Apoio a Mulheres em Situação de Violência constituída por múltiplas entidades e instituições do concelho com o intuito de disponibilizar uma resposta eficaz às sobreviventes de violência doméstica e prevenir a reincidência do agressor.

Forte investimento na igualdade de oportunidades
Desde que foi eleita, Maria Amélia Antunes, tem apostado na igualdade

Em 2007, a Câmara de Montijo tornou-se pioneira ao ser a primeira autarquia do país, a elaborar o I Plano Municipal para a Cidadania e Igualdade de Género, um desafio da CIG, no âmbito do projecto Igualdade de Género e Desenvolvimento Local (MALTA).
Em 2008, na prossecução do trabalho desenvolvido na área da igualdade de género, a Câmara de Montijo candidatou-se ao POPH - Programa Operacional Potencial Humano, no seu Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género, Tipologia de Intervenção 7.2 – Plano para a Igualdade, com o projecto Bola de Neve.
Este projecto, que teve o seu início em 1 de Julho de 2008 e o seu término em 30 de Junho de 2010, visava reforçar a integração da perspectiva de género a nível local. Durante a vigência do projecto Bola de Neve, foi possível cumprir os objectivos propostos em candidatura, que se efectuou em três frentes: acções de formação/informação, acções de sensibilização/informação e acções de intervenção técnica. No âmbito deste projecto, em Junho de 2010, foi elaborado um Diagnóstico da Igualdade de Género na Câmara Municipal de Montijo.
A cerimónia de entrega do Prémio decorrerá no dia 24 de Outubro em local a designar.

Agência de Notícias 

Comentários