Manifesto pela Cultura reuniu em Setúbal


“Vamos falar e pensar Cultura”

O movimento reúne agentes culturais, profissionais da cultura, artistas e cidadãos, de diversas origens e áreas de intervenção social, em defesa da cultura e contra as políticas de austeridade impostas, em particular, no domínio das actividades culturais.


Movimento quer colocar o tema da Cultura na ordem do dia 
O primeiro encontro do Manifesto em Defesa da Cultura, em Setúbal, decorreu na passada semana e reuniu cerca de uma centena de pessoas no restaurante “Passo do Olival”, situado no centro histórico.
Tratou-se de uma iniciativa promovida pelo núcleo de Setúbal e Palmela, para divulgação daquele movimento que reuniu agentes culturais, profissionais da cultura, artistas e cidadãos, de diversas origens e áreas de intervenção social, em defesa da cultura e contra as políticas de austeridade impostas, em particular, no domínio das actividades culturais.
O movimento teve origem no Manifesto em Defesa da Cultura, apresentado em Dezembro do ano passado, num bar de Alfama, em Lisboa. Em poucos meses, foram criados núcleos, em diversas localidades, que o apoiam e procuram disseminar os seus propósitos. Existem actualmente grupos de apoio ao Manifesto em todos os concelhos da região de Setúbal, bem como em Évora, Beja, Portalegre, Moura, Coimbra, Porto, Tavira, entre outras cidades do país.

Reuniões continuam em Setúbal e Almada
Neste encontro, em que estiveram presentes dois dos primeiros subscritores, Pedro Penilo, artista plástico, e Manuel Araújo, arquitecto, visou a apresentação do teor do Manifesto, dos seus objectivos e acções futuras.
Foram ainda definidas as próximas iniciativas que, quer a nível local, quer a nível da região, a realizar brevemente, nomeadamente o encontro com dirigentes e activistas associativos, a decorrer nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, esta quarta-feira, onde o movimento pretende definir o seu programa de acção, junto das colectividades e associações locais.
Já na quinta-feira, o Casino Setubalense será o palco escolhido para a realização de um encontro de activistas de toda a região de Setúbal. Nesse encontro será definido o programa da acção de rua, prevista para o final do mês, em Almada. Esta acção de rua, integra-se na Semana Nacional de Luta em Defesa da Cultura e compreende um Encontro regional, no Parque Urbano daquela cidade.

Agência de Notícias 

Comentários