Jornadas Europeias do Património no Barreiro e Palmela


 Da Ponta da Passadeira ao Castro de Chibanes

O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal organiza, no próximo fim-de-semana, as Jornadas Europeias do Património 2012, as quais vão decorrer no Barreiro e em Palmela.

Castro de Chibanes, na serra do Louro, em Palmela

Assim, no sábado, dia 19, às 10 horas, tem lugar uma palestra sob o tema “O sítio pré-histórico da Ponta da Passadeira”, o qual vai decorrer no auditório da ETAR do Barreiro/Moita. Sítio pré-histórico da Ponta da Passadeira, localizada na restinga da desembocadura contíguo à ETAR, com abordagem à exploração de sal e o seu enquadramento na Pré-história Europeia das Zonas Ribeirinhas, e que será proferida por Joaquina Soares.
Após a mesma será feita a exibição do filme e visita guiada à ETAR. A exposição Águas de Silêncio de Rosa Nunes e vestígio arqueológico do bosque neolítico submerso, são também outros pontos de interesse deste primeiro dia das Jornadas, o qual é aberto a todos os interessados e com inscrição gratuita, e limitada, para: p.resende@simarsul.pt /932569519.

Conhecer Castro de Chibanes
No domingo, em Palmela, com encontro marcado na Rodoviária, às 16 horas, aberta a todos os interessados e com participação gratuita, haverá uma visita guiada ao Castro de Chibanes, sob orientação de Susana Duarte.
O sítio fortificado de Chibanes localiza-se em uma área culminante da Serra do Louro, com extenso domínio visual, que atinge, para norte, o sistema estuarino do Tejo e, a sul, o rio Sado.
A superfície amuralhada durante a Pré e a Proto-história estima-se em cerca de um hectare. A mais antiga ocupação remonta ao Calcolítico e Bronze antigo, entre 5000 e 3700 anos antes do Presente.
Abandonado no final do Horizonte Campaniforme (Bronze antigo), o local foi reocupado, graças às suas boas condições geoestratégicas, na II Idade do Ferro (sécs. III-II a. C.) e no período proto-romano, também designado por romano-republicano (sécs. II-I a. C.).

Agência de Notícias 

Comentários