Fórum Municipal Luísa Todi já reabriu



“Setúbal tem de volta o seu coração cultural”

Após quatro anos e meio de obras e paragens, o Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, reabriu as portas no dia 15 de Setembro – dia do nascimento de Bocage – perante tantos olhares ora felizes ora curiosos. Coube à cantora lírica Elisabete Matos inaugurar o palco com um recital que encantou o público. A presidente Maria das Dores lembrou as dificuldades e os entraves técnicos, financeiros e políticos que enfrentou. Mas isso agora não importa. A mítica sala cultural da cidade está de volta e mais bonita.

Presidente da Câmara de Setúbal inaugurou  reabertura  do espaço 

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira e o director regional da Cultura, João Soalheiro presidiram sábado à cerimónia de reabertura do Fórum Municipal Luísa Todi, precisamente no Dia da Cidade e perante o olhar atento de seis centenas de convidados.
A cerimónia foi o ponto de encontro de muita gente desejosa de ver a nova sala de espectáculos, merecendo rasgados elogios e despertando sentimentos de nostalgia levando à comparação do antes e depois das obras de requalificação.
Maria das Dores Meira, visivelmente emocionada, num longo discurso, salientou que esta “complexa obra concluída” representa para si “um dever cumprido”.
“Tivemos desde o início plena consciência das dificuldades de tão grande empreitada de requalificação” disse a presidente que relembrou ainda que se poderia ter optado pela demolição do imóvel e a construção de um novo teatro. “Não escolhemos esse caminho porque o novo é sempre novo e nessa novidade se evaporam memórias e passados preciosos” disse a chefe do executivo setubalense.
Maria das Dores Meira sublinhou que “fomos pelo caminho mais difícil” a nível técnico, financeiro e político. “Compreendemos bem as dúvidas que se instalaram em alguns setubalenses, intrigados com a complexidade que ditou a morosidade desta obras” refere a autarca frisando que “é o resultado de um trabalho colectivo que resistiu a todas as contrariedades, mesmo às que foram propositadamente lançadas para o caminho por quem não queria ver a sala reaberta apenas por motivos fúteis”.

Um Fórum de portas abertas
Centenas de pessoas assistiram à reabertura da principal sala da cidade

A presidente prometeu uma “gestão artística exigente mas aberta às necessidades da comunidade local” adiantando que o fórum receberá já esta semana o Festróia e em Outubro está a ser preparado “um conjunto de iniciativas com várias associações e colectividades locais que vão abrir as portas desta sala a todos os setubalenses”. A partir de 2013 será anunciada as programações quadrimestrais.
Por sua vez, o director do fórum municipal, João Pereira Bastos afirmou que “numa terra onde o mais fácil é destruir do que construir só há uma palavra que resume tudo isto, a tenacidade desta presidente da câmara, e não foi por ela me ter convidado mas por esta ser uma situação verdadeiramente rara, num país em que se fecha tudo”. Por isso, garante que “este centro cultural será uma zona de energia para todos nós e com ou sem dinheiro, com vontade de todos ou não, não baixaremos os braços e vamos fazer com que Setúbal tenha verdadeiramente o que merece”.


Uma “Luísa Todi” renovada em dia do aniversário de Bocage
Luísa Todi é hoje um espaço completamente novo 

Quatro anos e meio de obras e paragens e quatro milhões de euros de investimento deram vida nova a esta sala de espectáculos, onde sobressai a cor azul em contraste com a madeira, dispõe 634 lugares: 398 distribuídos na plateia e 236 no balcão. O palco cresceu dez metros em profundidade e, na frente, há um fosso de orquestra com capacidade para 55 músicos. Entre as principais novidades, destaque para a nova sala polivalente, no último piso do edifício, para produções mais intimistas, com lotação de 60 lugares na configuração de café-concerto e 132 em plateia.
Um novo sistema de climatização, régie de som e luz, cabinas de tradução e um pequeno espaço lúdico destinado a crianças são outras características do novo Fórum Municipal Luísa Todi, cuja entrada principal se faz agora pelo alçado poente, local onde fica a bilheteira.
Enfim… “uma sala nova dentro de um edifício com tantas histórias”, dizia um dos convidados à saída. “Setúbal tem de volta o seu coração cultural”, dizia uma senhora que passava à porta.

Agência de Notícias 

Comentários