Fortes chuvas causam dezenas de inundações a sul


Primeiras chuvas de Outono deixaram sul do país num caos

As fortes chuvadas que se registaram no Alentejo durante a madrugada e manhã de domingo provocaram dezenas de inundações, em vias públicas, habitações e estabelecimentos comerciais, nos distritos de Évora, Beja, Portalegre, Setúbal e Lisboa, segundo fontes dos bombeiros.

Primeira tempestade de Outono assusta sul de Portugal 

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora indicou que no distrito ocorreram 17 inundações, em Évora, Vila Viçosa, Vendas Novas, Montemor-o-Novo e Borba, sobretudo em vias públicas.
De acordo com o CDOS de Beja, neste distrito registaram-se 24 inundações, em vias públicas, habitações e estabelecimentos comerciais, em Beja, Moura, Vidigueira, Alvito e Cuba.
Também no distrito de Portalegre, segundo o CDOS, registaram-se 10 inundações, seis das quais em habitações, duas em Sousel, e em Marvão, Portalegre, Campo Maior e Avis, e quatro em Elvas, em vias públicas. No concelho de Monforte, segundo a mesma fonte, registou-se um pequeno incêndio, no gasoduto que faz o transporte de gás para a região.

Bombeiros de Alcácer do Sal inundados
No distrito de Setúbal, de acordo com o CDOS, o quartel dos bombeiros Voluntários de Alcácer do Sal ficou inundado, "situação que se regista quando chove com intensidade".
Segundo os comandos distritais de operações de socorro (CDOS), o mau tempo não provocou quaisquer casos graves na região do Alentejo.

Caos em Lisboa
O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa receberam domingo cerca de 60 pedidos de ajuda devido a inundações e foi necessário cortar o trânsito na avenida Calouste Gulbenkian para limpar detritos arrastados por uma enxurrada.
Fonte oficial do regimento disse à Lusa que devido à chuva que caiu durante a noite foram registados dezenas de casos de inundações em residências e na via pública, a maioria dos quais sem gravidade e todos já resolvidos.
O caso mais grave ocorreu na Avenida Calouste Gulbenkian, onde, cerca das 02:30 uma enxurrada arrastou lixo e terras para a via pública, obrigando ao corte temporário do trânsito para permitir a limpeza da faixa de rodagem.
Numa outra ocorrência, o revestimento de um teto caiu sobre a moradora, que teve de receber assistência hospitalar.
O Instituto de Meteorologia prevê até sexta-feira, em todo o país, céu muito nublado e aguaceiros, que poderão ser fortes nas regiões norte e centro e acompanhados de trovoada na região sul.

Agência de Notícias 

Comentários