Feira do Porco regressa ao Parque de Exposições do Montijo


Criação de associações agrícolas em destaque a partir de hoje 

A Feira do Porco volta hoje ao Parque de exposições do Montijo, ao fim de um interregno de dois anos. Esta será 21.ª edição da Feira do Porco, 19.ª Feira Nacional da Salsicharia e a 1.ª Feira das Atividades Agrícolas. Segundo a ALIS – Associação Livre de Suinicultores, a inauguração prevista para 10h30, desta sexta-deira, contará a presença de Assunção Cristas, Ministra da Agricultura, do Ambiente, do Mar e do Ordenamento do Território.

Feira do Porco começa hoje no Montijo

Produtores, comerciantes, industriais e público em geral terão oportunidade de conhecer um pouco melhor o setor suinícola em Portugal e participar nas jornadas técnicas e conferências que decorrerão ao longo dos três dias de certame.
A criação de associações de produtores agrícolas vai estar em destaque na próxima edição da Feira Nacional do Porco, que começa hoje e dura até domingo, no Montijo, com a intenção de a região poder aceder com maior frequência aos fundos comunitários. Manuel Meireles, delegado regional da Península de Setúbal da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT) considera a união entre todos os produtores como “a solução fundamental para ultrapassar a difícil conjuntura financeira por que todos os setores da agricultura enfrentam”.
“É necessário criar condições para, com mais informação e estando em contato com várias associações dinamizadoras da atividade agrícola, promover uma união entre os produtores que não estão afiliados”, diz Manuel Meireles, que vê nas jornadas técnicas do certame montijense o local ideal para impulsionar novos contatos e parcerias. A presença de exemplos de “sucesso de dinamização dos produtos agrícolas nacionais”, como a Primohorta ou a Associação Nacional Produtores de Pera Rocha, podem contribuir para a proliferação de “uma nova mentalidade nos produtores da região”.

Produtores unidos tem mais força
“Os produtores devem unir-se em organizações, as organizações em associações e as associações em federações”, entende Manuel Meireles, adiantando que tal providencia um “aumento do poder negocial com as grandes superfícies e uma projeção das diferentes fileiras agrícolas”. “A modernização das infra estruturas de alguns produtores da região, como é o caso da Cooperativa Agrícola de Pegões, deve ser divulgada e, sucessivamente, replicada”, prossegue.

50 anos da PAC
A celebração dos cinquenta anos da Política Agrícola Comum vai estar em evidência nas jornadas técnicas da Feira Nacional do Porco, com a presença do Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura, presença que surge no sentido de “elucidar sobre as próximas ajudas comunitárias destinadas à agricultura”, revela o também gestor do centro de informação da Europe Direct, entidade parceira na organização dos debates. No mesmo sentido, Vítor Menino, presidente da Associação Livre de Suinicultores, destaca a presença do presidente da Interporc de Espanha, para exemplificar a fórmula usada no país vizinho para a dinamização do setor.

Maça riscadinha de Palmela como exemplo
Feira Nacional do Porco decorre em harmonia com a Feira Nacional da Salsicharia e a primeira Feira das Atividades Agrícolas, fator que leva Manuel Meireles a refletir sobre a extensão das jornadas técnicas a produtores senão os dedicados à suinicultura. “A criação de associações é transversal a toda a atividade agrícola”, diz o delegado regional da Península de Setúbal da DRAPLVT, adiantando a eminente certificação de origem protegida da Maçã Riscadinha em Palmela. “Esta qualificação pode dar à maçã riscadinha o impulso que falta para projeção nacional e internacional”.
 “Os produtores de maçã riscadinha vão ter apoios à produção, embalagem, marketing, além do prestígio e diferenciação que a certificação entrega”, afirma Manuel Meireles, exemplificando como caso de sucesso, a pera rocha. “Existe uma desconfiança muito grande por parte do consumidor acerca da origem dos produtos alimentares”, avança gestor do centro de informação da Europe Direct, que contempla no certificado de origem protegida a forma para impulsionar as vendas da maçã riscadinha.
No Parque de Exposições não irá faltar as tasquinhas, jogos tradicionais Dj’s e outras atividades. A música ficará a cargo de Quim Barreiros, esta noite, do grupo “Los tres sangres”, no Sábado e no Domingo terá lugar um Encontro de Folclore.
Para mais informações consulte www.feiradoporco.com.

Agência de Notícias

Comentários