Barreiro Solidário com trabalhadores da EMEF


Fecho da unidade do Barreiro deixa 100 pessoas desempregadas

A Câmara do Barreiro reunida em sessão pública, no dia 19 de Setembro, aprovou a Moção “Pela Manutenção do Trabalho Ferroviário no Barreiro”, na qual “solidariza-se com os trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF)”.

Oficinas do Barreiro podem fechar já em 2013 

A autarquia apoia, desta maneira, os trabalhadores da EMEF “nas lutas que venham a realizar pela defesa e reforço do Pólo Ferroviário no Barreiro, pela defesa dos seus postos de trabalho, no superior interesse da economia nacional, para a qual o concelho do Barreiro pretende responsavelmente contribuir”.  
Esta Moção, aprovada pela maioria comunista e pelo BE, com votos contra do PS e PSD, surge após a intenção pública da EMEF de encerrar o Parque Oficinal Sul no Barreiro, levando ao despedimento de 100 postos de trabalho.
Segundo o documento, “a eventual desactivação desta unidade será certamente um golpe no aparelho produtivo nacional, na dinamização económica local e nacional, sobretudo quando se reconhece que a aposta na produção nacional pode ser um factor decisivo para colectivamente ultrapassarmos a dinâmica recessiva”.
De salientar que a ferrovia no Barreiro tem mais de 150 anos de História e de património histórico-cultural.

Agência de Notícias 

Comentários