Arranca hoje o Festróia


Festival homenageia actor croata Rade Serbedzija

O Festróia, na sua 28ª edição, homenageia o actor Rade Serbedzija e irá apresentar mais de 180 filmes de cerca de 40 países, mantendo a qualidade e a diversidade de programação que lhe é habitual contando também com várias estreias internacionais.


Actor croata estará em destaque em Setúbal 

A realizar entre hoje e o dia 30 de Setembro, o Festróia exibe este ano, na Secção Oficial, 16 obras, estando duas fora de competição. Esta secção “a menina dos olhos do festival”, foi feita com critérios de avaliação elevados e tendo em conta a qualidade a que já habituou o seu público.
Ainda nas secções competitivas o Festival apresentará mais 29 filmes divididos pelas secções “Primeiras Obras” e “O Homem e a Natureza”.
O país que este ano o Festival homenageia será a Croácia e estarão em Setúbal vários talentos croatas e representantes oficiais, entre eles o director do “HAVC-Croatian Audiovisual Centre”, Hrvoje Hribar, que receberá o Golfinho de Cristal atribuído à Cinematografia Croata.
Depois da cerimónia de abertura, às 21 horas, no Fórum Luísa Todi, é exibido, meia hora depois, o filme croata “Canibal Vegetariano”, em competição na Secção Oficial do certame. Em simultâneo, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, a segunda sala do festival, passa “O Vingador”, um dos 13 filmes que integram o ciclo temático deste ano, o “Thriller Europeu”. A película é antecedida da curta-metragem “Prensa-alhos”, uma produção da escola de cinema madrilena ECAM.

Um festival de diversos públicos
Uma das secções que já despertou a atenção do público e que demorou dois anos a organizar é a secção temática, este ano dedicada ao “Thriller Europeu”. Desta secção fazem parte 13 filmes recentes com temas variados de suspense, policial, terror, psicológico e comédia.
Sem poder deixar de homenagear cineastas cujos nomes já fizeram parte da sua já longa vida, o Festroia este ano “agradece” a três grandes cineastas que nos deixaram recentemente. Na secção “In Memorium” apresenta filmes de Fernando Lopes, Theodoros Angelopoulos e Vaclav Havel o ex-presidente da República Checa.
Sem esquecer os mais jovens, o Festival continua a programar filmes para todas as idades, divididos pela secção Infantil e Juvenil. De realçar que na secção Infantil as entradas são gratuitas.

A casa do festival…

Alexandra Lencastre recebe "prémio carreira", em Setubal

O Festival este ano terá o seu “Ponto de Encontro” na Casa da Baia, local onde cineastas, talentos e público em geral se poderão encontrar durante todo o dia e até às 2 horas, para confraternizar e discutir ideias, além de poderem tomar uma bebida nos espaços ao ar livre daquele agradável local.
Nesta 28ª edição, o Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal, homenageia com o Golfinho de Carreira o actor croata Rade Serbedzija, actor frequentemente reconhecido pelo público mundial pelos seus papéis coadjuvantes em filmes de Hollywood como Missão: Impossível II, Mighty Joe Young, The Saint, De Olhos Bem Fechados, Snatch, EuroTrip, O Americano Tranquilo, Tiros e uma participação especial Batman Begins, muitas vezes, variando entre vilões sinistros ou amigos de confiança.
Em 2009, Serbedzija foi escolhido para fazer parte do elenco de Harry Potter e os Talismãs da Morte como o famoso Gregorovitch. Angelina Jolie escolheu Rade Serbedzija para encabeçar o elenco do seu primeiro filme como realizadora, “Em Terra de Sangue e Mel”, que já estreou em Portugal. Rade Serbedzija conta com 160 filmes na sua carreira.
De referir que a actriz Alexandra Lencastre estará presente na cerimónia de encerramento do certame, no dia 29, pelas 21 horas, onde receberá o Golfinho de Ouro, prémio de carreira.

Agência de Notícias 

Comentários