Almada garante 1 milhão de refeições nas escolas


Dois milhões de euros para alimentação escolar

Cerca de 1 milhão de refeições serão servidas nos refeitórios das escolas de Almada, no âmbito do concurso para fornecimento de refeições, nos estabelecimentos escolares do 1º ciclo e pré escolar, lançado pela Câmara de Almada. Um investimento, diz a autarquia, que ultrapassa os dois milhões de euros.

Almada garante refeições saudáveis às crianças do concelho

A Câmara de Almada aprovou, no dia 12 de Setembro, o lançamento do concurso público para o fornecimento de refeições em estabelecimentos escolares do 1º ciclo do ensino básico e estabelecimentos pré-escolares do concelho, para o ano de 2013.
Esta prestação de serviços tem a duração de um ano e implica um investimento municipal que ultrapassa os dois milhões de euros.
Será assim garantido o fornecimento de cerca de 1 milhão de refeições nos 44 refeitórios escolares, assegurando a todos os alunos uma refeição completa e equilibrada nas respectivas escolas.
A refeição completa é constituída por:
 - Sopa
- Prato de peixe ou carne e respectivos acompanhamentos, incluindo saladas
ou legumes
- Pão de mistura, embalado
- Sobremesa, constituída diariamente por peça de fruta variada da época, doce ou iogurte
- Água (única bebida permitida)
 A qualidade das refeições servidas é outra das exigências da autarquia, que promove ações de avaliação periódica das condições de higiene ao nível das instalações e da análise microbiológica, através de um protocolo estabelecido com  o Instituto Ricardo Jorge. 
A avaliação da qualidade nutricional e a formação são asseguradas pelo Instituto Egas Moniz.
Anualmente são também realizadas vistorias aos equipamentos de gás e outros equipamentos instalados nas cozinhas, tendo estas vindo a ser modernizadas.

Quiosque Almada Cresce Contigo na Loja do Munícipe
A Loja do Munícipe, no centro de Almada, dispõe de um novo quiosque para gestão das refeições dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, melhorando assim o acesso a este serviço municipal.
Os pais ou encarregados de educação dos cerca de 8500 alunos abrangidos pelo Almada Cresce Contigo já podem utilizar os dois novos terminais existentes na Loja do Munícipe, na Praça MFA, em Almada, e no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó.
 A Loja do Munícipe, para além de estar localizada numa zona central da cidade de Almada, bem servida de transportes públicos, funciona das 9 às 18h, não fechando à hora de almoço.
A utilização do quiosque permite também agilizar e melhorar o atendimento presencial no âmbito do serviço Almada Cresce Contigo, já existente na Loja do Munícipe.

Nos quiosques é possível:
 - Consultar o perfil do aluno;
- Efetuar carregamentos;
- Consultar os carregamentos realizados;
- Consultar o saldo (refeições e prolongamento de horário);
- Agendar e desmarcar refeições;
- Consultar as refeições agendadas e desmarcadas;
- Consultar as ementas;
- Pagar a mensalidade do prolongamento de horário.

   
Outros locais para aceder ao Almada Cresce Contigo
O acesso ao serviço Almada Cresce Contigo pode também ser feito nos terminais instalados nos agrupamentos escolares abrangidos, na Junta de Freguesia do Laranjeiro (alunos a frequentar o Agrupamento de Escolas “Ruy Luís Gomes”) ou no site municipal Almada Cidade Educadora, em www.m-almada.pt/cidadeeducadora


O que é o Almada Cresce Contigo
Este é um serviço municipal que permite aos pais ou encarregados de educação a execução de tarefas associadas às refeições escolares e à componente de apoio à família.

   
Arranque do Serviço Almada Cresce Contigo – Ano Letivo 2012/2013
Desde o arranque do ano escolar, o serviço Almada Cresce Contigo encontra-se a funcionar na generalidade, aguardando-se a disponibilização dos dados dos alunos para que ocorra o seu funcionamento em pleno.
Deste modo, a disponibilidade de agendamento será faseada e anunciada no site da Câmara Municipal de Almada, no site municipal Almada Cidade Educadora e comunicada às direções dos agrupamentos de escolas.
Nesta fase, o  serviço Almada Cresce Contigo funcionará com base nos seguintes procedimentos:
- Os alunos (1º Ciclo e Pré-Escolar) terão as refeições validadas através do administrador.
- Esta validação implica o débito posterior no cartão do aluno das refeições consumidas, devendo as famílias assegurar que os carregamentos efetuados incluam as refeições consumidas desde o dia 3 de Setembro.
Está disponível o acesso aos carregamentos e consultas, bem como o acesso à referência MB, sendo gratuita a sua utilização. Este serviço estará ativo através ícone MB.

  
Loja do Munícipe
Praça Movimento das Forças Armadas, nº9 Almada
Tel.: 21 273 94 10
Fax: 21 273 94 19
  
Horário de funcionamento
Segunda a sexta: 9h-18h - Não encerra no período de Almoço

Coordenadas GPS
Latitude: N 38º 40.825'
Longitude: W 9º 09.351'

- Metro
Linhas 1 e 3. Paragens: “São João Baptista” e “Gil Vicente”.

- Automóvel
Parques de estacionamento cobertos: Praça da Liberdade, Largo Gabriel Pedro e Avenida Afonso D. Henrique (antiga oficina da Citröen).

Agência de Notícias 

Comentários