Alcochete assinala semana da mobilidade


Município mostra transportes alternativos

O Município de Alcochete associa-se novamente à Semana Europeia da Mobilidade e ao Dia Europeu Sem Carros com um programa de actividades nos dias 22 e 23 de Setembro, na vila de Alcochete. No centro da vila pode experimentar bicicletas de BTT e eléctricas, segways, pedalkarts, automóveis e motas eléctricos e ainda veículos híbridos. Mas não é só. Na zona envolvente do jardim de Alcochete está preparado um circuito para passeios de burro e, no domingo, há uma caminhada pelo Campo de Tiro.

Alcochete quer sensibilizar para uso de transporte alternativo ao carro 

“Avançando na direção certa”é o tema da Semana Europeia da Mobilidade em 2012, uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia, em colaboração com os Governos e os Municípios dos países-membros, com o objectivo de debater e sensibilizar para a mudança de comportamentos relativos à mobilidade, nomeadamente a redução do uso do automóvel com o fim último de reduzir a poluição sonora e do ar nos núcleos urbanos.
No próximo fim-de-semana, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas, nos Largos de São João e Almirante Gago Coutinho poderá experimentar bicicletas de BTT e eléctricas, segways, pedalkarts, automóveis e motas eléctricos e ainda veículos híbridos, meios de transporte que estão à disposição dos munícipes.
Nos dois dias, as crianças são desafiadas para colaborar na pintura de um veículo e a S.Energia também promoverá a realização do Jogo da Mobilidade e do Jogo dos Pares da Energia, bem como da iniciativa Eco-Trocas, através da qual o lixo reciclável pode ser trocado por bilhetes para os transportes públicos.
Também nos dias 22 e 23 de Setembro, das 11 às 13 horas, vai estar em funcionamento um circuito de passeio de burro no Largo Almirante Gago Coutinho, na envolvente ao Jardim do Coreto de Alcochete.
Participe nas comemorações da Semana Europeia da Mobilidade e no Dia Europeu Sem Carros em Alcochete, organizadas pela Câmara Municipal de Alcochete, com os apoios da S.Energia – Agência Regional de Energia para os Concelhos de Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete e da Associação Académica de Alcochete.

Passeio pedestre pelo Campo de Tiro
O programa Alcochet’Aventura está de volta no próximo Domingo, 23 de Setembro, depois de uma pausa durante o mês de Agosto, com um passeio pedestre no Campo de Tiro, área militar localizada em plena charneca ribatejana.
O percurso pedestre tem uma extensão de aproximadamente 8 Km possibilitando aos participantes um agradável passeio e simultaneamente apreciar a mancha florestal existente, constituída fundamentadamente por sobreiros e pinheiros mansos, que abrigam uma abundante fauna cinegética.
Integrado nas Comemorações da Semana da Mobilidade e do Dia Europeu Sem Carros o percurso será orientado por um guia da unidade militar.
A concentração dos participantes está agendada para as 9h00 junto à Porta de Armas do Campo de Tiro, sendo que as inscrições deverão ser efectuadas na Divisão de Desporto, Juventude e Movimento Associativo, tel.: 212 348 649, endereço electrónico: ddjma@cm-alcochete.pt



Programa:

Dias 22 e 23 de Setembro

Horário: 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00

Locais: Largos de São João e Almirante Gago Coutinho


- Pintura de veículo por crianças

- Meios de transporte disponíveis ao público:
  8 Bicicletas BTT
  2 Segways
  3 Pedalkarts
  Veículos Híbridos
  Veículos Eléctricos (2 automóveis, 3 motas e 5 bicicletas)

- Jogo da Mobilidade

- Jogo dos Pares da Energia

- Eco Trocas (trocas de lixo reciclável por bilhetes de transportes públicos)

- Passeios de Burro (das 11h00 às 13h00)

Dia 23 de Setembro

09h00 - Passeio pedestre no Campo de Tiro de Alcochete (programa Alcochet´Aventura). Concentração: junto à Porta de Armas do Campo de Tiro.

Agência de Notícias 

Comentários