Pais do Amaral é o administrador das 73 empresas


“Não é muito relevante” diz o ‘mega’ gestor


O caso de um gestor que pertencia aos órgãos da administração de 73 empresas foi divulgado na terça-feira por um relatório do Governo. Segundo o Jornal de Negócios, o misterioso gestor é Pais do Amaral.Não creio que seja uma questão muito relevante”, respondeu o gestor.

Miguel Pais do Amaral geria 73 empresas

Quantos administradores ocupavam cargos em mais do que uma empresa cotada portuguesa em 2010? A resposta é dada no Relatório Anual do Governo das Sociedades cotadas, relativo a 2010, divulgado pela CMVM.
Segundo o documento, "os membros executivos dos órgãos de administração das sociedade cotadas a exercer funções a tempo inteiro acumulavam, em média, lugares de administração em 11,9 sociedades de dentro e de fora do grupo da sociedade cotada onde exerciam funções".
Houve um caso de um administrador que pertencia ao órgão de administração de 73 empresas. Segundo a imprensa económica, esse administrador é Pais do Amaral, que preside a duas empresas cotadas, a Reditus e a Media Capital, e a mais 71 empresas não cotadas, sendo acionista de todas elas.
Em média cada administrador recebia 264 mil euros. Em 2009, as remunerações ascenderam a 124,7 milhões de euros, tendo os administradores recebido, em média, 297 mil euros.

Pais do Amaral não acha “revelante”
Questionado sobre como é que faz a gestão de tantos cargos, Pais do Amaral explicou que nem todos os conselhos de administração reúnem com frequência. "Muitas dessas empresas têm conselhos de administração que não reúnem, ou reúnem semestralmente. Não creio que seja uma questão muito relevante", disse Pais do Amaral em entrevista ao Diário Económico.  
O presidente do Conselho de Administração da Reditus, desde Março de 2008, acumulava também funções de Presidente do grupo editorial Leya, da Quifel Holdings, da Companhia das Quintas, e da Partrouge, entre outros. No final de 2010, Pais do Amaral, que também é presidente não-executivo da Media Capital, dona da TVI, era ainda gerente de empresas como a Adega de Pancas e a Biobrax Energias Renováveis Portugal, por exemplo. 

Agência de Notícias 

Comentários