Atleta de Palmela brilha nos Jogos Paralímpicos


Simone Fragoso na final dos 50m livres

A nadadora portuguesa Simone Fragoso assegurou hoje presença na final dos 50 metros livres S5 dos Jogos Paralímpicos Londres 2012, que se disputa ao final do dia no centro aquático do Parque Olímpico da capital Inglesa.

Simone Fragoso está na final que se realiza às 20h14 em Londres 

A atleta de Palmela, Simone Fragoso, que pela primeira vez vai marcar presença numa final em Jogos Paralímpicos, admitiu ter conseguido “quase um milagre” e promete tentar fazer ainda mais na final, agendada para as 20h14.
“Estou cansadíssima. Fiz o meu tempinho, no segundo 44 e consegui passar à final. Não estava nada à espera, já tinha dito que conseguir isto seria quase um milagre”, afirmou a atleta no final da eliminatória.
Simone Fragoso, que tem nanismo, nadou em 44,49 segundos, abaixo da sua melhor marca, 44,17s, que é recorde nacional, ficando a 8,06s do melhor tempo, conseguido pela ucraniana Nataila Prologaieva.
“Estou com esperanças de melhorar o meu recorde na final. Elas [as adversárias] que se preparem para a tarde”, afirmou a nadadora do Benfica, que foi a primeira portuguesa a entrar em competição nos Jogos Paralímpicos Londres 2012, onde Portugal está representado por 30 atletas.

Ontem fez 32 anos... 

Atleta quer lutar por "medalhas" 

A nadadora, que ontem fez 32 anos, foi bastante apoiada nas bancadas, por outros atletas da missão lusa, assegura que entre o imenso barulho conseguiu ouvir a voz da mãe, que foi a Londres ver a prova.
“No meio de milhares de pessoas consegui ouvir a minha mãe. Ela tem uma forma especial de dizer o meu nome”, explicou.
Em Londres, além da final de hoje, Simone Fragoso vai ainda nadar os 50 metros mariposa e os 100 metros livres, provas cujas eliminatórias estão agendadas para 7 e 8 de Setembro respectivamente.
Os nadadores com deficiências locomotoras são agrupados nos diversos estilos (livre costas, bruços, mariposa e estilos) de acordo com as suas capacidades funcionais através de avaliações, nomeadamente, da força muscular, coordenação e limitação de movimentos.
Portugal, que nas anteriores edições de Jogos Paralímpicos conquistou 85 medalhas, está representado em Londres por 30 atletas, que competem em cinco das 20 modalidades do programa.
Os Jogos Paralímpicos Londres2012 juntam, até 09 de Setembro, 4.200 atletas de 166 países.


Cavaco incentiva atletas
O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, enviou uma mensagem de felicitações e de incentivo aos atletas paralímpicos, bem como ao Comité Paralímpico e equipas técnica que hoje iniciaram os Jogos Paralímpicos Londres2012.
“Os nossos atletas constituem um notável exemplo do que é lutar contra a adversidade, do que é fazer das fraquezas forças, do que é, enfim, demonstrar como é possível ir mais além, levando aos limites da superação a mais bela expressão do querer da vontade individual e coletiva”, pode ler-se na mensagem de Cavaco Silva, para quem estes atletas são “um exemplo” para todos os portugueses e “merecedores do reconhecimento” de Portugal.
O presidente da República salientou os resultados obtidos pelos atletas paralímpicos, fruto de “muito trabalho e admirável capacidade de sacrifício” e a “grande confiança e esperança” neles depositada pelos portugueses, certos de que “farão sempre o melhor para honrar” Portugal.
Reconhecendo que a tarefa dos atletas paralímpicos “não é fácil”, Cavaco Silva expressou, ainda, a sua confiança de que “estarão à altura do desafio”, desejando-lhes, em seu nome e de todos os portugueses, os “maiores sucessos” para Londres2012, estendendo as felicitações ao Comité Paralímpico e às respetivas equipas técnicas que “acompanham e trabalham” com os atletas.




Agência de Notícias 

Comentários