Almada inaugura equipamentos de cultura


Costa da Caparica com Galeria de Arte e Biblioteca

A Biblioteca da Caparica vai ser inaugurada no próximo mês de Setembro. A data foi avançada pelo vereador da Cultura durante a abertura da Galeria Municipal de Arte da Costa da Caparica.

Costa da Caparica ganha dois equipamentos culturais 

Segundo António Matos estes equipamentos vão funcionar com trabalhadores já em serviço na autarquia, numa lógica de contenção de custos. “Vamos esticar a capacidade de trabalho das equipas e aumentar os serviços prestados à população”, referiu ao mesmo tempo que manifestava “satisfação” por a autarquia “conseguir abrir novas portas numa altura em que a palavra de ordem é encerrar”.
A Galeria Municipal de Arte da Costa da Caparica veio ocupar o antigo Posto de Turismo, agora a funcionar junto à praia, tendo sido o espaço remodelado por técnicos da autarquia. “Esta galeria é muito importante para a cidade da Costa da Caparica que tem de ser mais do que um local de passagem para a praia. É necessário acrescentar mais à oferta turística”, comentava Patrícia Brighenti, vogal da Junta de Freguesia da Costa de Caparica. “Os espaços de cultura, como esta galeria, para além de promoverem os artistas plásticos, atraem mais pessoas”, acrescentava.

“Espaço que faltava” na “Costa do Mar”
Esta galeria, no centro da cidade, integra a rede de galerias de arte já existentes no concelho e vai acolher exposições temporárias individuais ou colectivas de pintura, gravura, escultura, cerâmica, tapeçaria, fotografia, design e arte digital. A primeira exposição patente ao público, é uma mostra colectiva da “Imargem/Pequeno Formato”, organizada pela Associação de Artistas Plásticos de Almada, que comemora este ano 30 anos de actividade.
“Este era um espaço que faltava à Costa da Caparica”, afirma Louro Artur, presidente da Imargem, que prefere chamar à localidade “Costa do Mar”. Agora “é preciso que esta galeria receba obras importantes e que seja um espaço de diálogo de arte para quem a visita e mesmo para as escolas”.


Agência de Notícias 

Comentários