Alcochete é palco do Barrete Verde e das Salinas até 16 de Agosto


Em nome do touro e do salineiro

Até 16 de Agosto, a vila de Alcochete é palco de mais uma edição das tradicionais Festas do Barrete Verde e das Salinas que, anualmente, atraem e contagiam milhares de visitantes com a as tradições de um Concelho que respira Festa Brava e exalta a sua identidade local.

As largadas e as soltas de touros são o ponto forte da festa de Alcochete 

Da iniciativa de um alcochetano que muito fez pela preservação das tradições de Alcochete, José André dos Santos, as Festas do Barrete Verde e das Salinas são organizadas pelo Aposento do Barrete Verde, com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal, que este ano atribuiu um subsídio de 45 mil euros, verba igual à dos anos transactos.
Os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, os Vereadores, os Presidentes das Juntas de Freguesia, os representantes das instituições militares e do movimento associativo e convidados estiveram presentes na inauguração das Festas e visitaram as exposições de arte e artesanato na Junta de Freguesia de Alcochete e de fotografia no Coreto.
Para o Presidente da Direcção do Barrete, Carlos Rodrigues, o objectivo é manter a tradição das festas e da programação num ano em que destaca a homenagem ao Forcado, Campino e Salineiro, na segunda-feira, dia 13, e o espectáculo com o artista Toy, na quarta-feira, 15 de Agosto. “A minha mensagem é de boas-vindas a todos os forasteiros para conhecerem esta terra de que todos gostamos e que aproveitem as festas para conviver”, disse.
Durante as Festas, a população e os forasteiros podem visitar quatro exposições, duas promovidas pela Câmara Municipal, a Alcarte 2012, que pode ser apreciada no Núcleo de Arte Sacra/Igreja da Misericórdia, e os “35 Anos do Poder Local Democrático”, que está patente ao público na Galeria Municipal do edifício dos Paços do Concelho. Temos ainda a exposição colectiva promovida pela Junta de Freguesia de Alcochete no seu edifício sede, que apresenta trabalhos de oito participantes, e a exposição de fotografia da Associação Fotografia e Cultura de Alcochete no Coreto Municipal, situado junto à Igreja Matriz.

Hoje é noite de sardinha assada
Durante sete dias a Vila ganha nova cor e novo brilho partlilhados por todos que a visitam. Por esta altura, Alcochete recebe milhares de visitantes atraídos pelas tradições taurinas, gastronomia, fado, exposições e pela animação que se vive nas ruas, largos e ruelas do Núcleo Antigo, onde se sente o bairrismo e a paixão por estas festividades que homenageiam três figuras basilares da história local: o Campino, o Forcado e o Salineiro.
Largadas e corridas de toiros, a Procissão por Terra e por Mar em Honra da Nossa Senhora da Vida, outro dos momentos mais marcantes das festividades reveladoras da sentida religiosidade e fé das gentes locais, e espectáculos musicais diversos Largos: São João, da República e João da Horta são iniciativas que integram o cartaz das festividades.
A Noite da Sardinha Assada, esta noite que se prolonga quase até ser dia, em parte pela actuação da Charanga, que arrasta uma multidão de gente pelas ruas da Vila em grande animação, assume, anualmente, lugar de destaque na programação.
Consulte o programa completo da Festa: www.cm-alcochete.pt

Agência de Notícias 

Comentários