Quase 40 mil no Carnaval de Verão de Setúbal


Uma iniciativa que já é um cartaz turístico

O desfile nocturno com seis carros alegóricos iluminados representativos das seis colectividades do concelho participantes no evento e os trios eléctricos e as escolas de samba de Sesimbra animaram a avenida Luísa Todi.

Carnaval de Verão aqueceu Setúbal 

A boa disposição dos foliões de Setúbal e a forte animação e alegria dos trios eléctricos e escolas de samba de Sesimbra encantaram as cerca de 40 mil pessoas que assistiram no sábado à noite ao Carnaval de Verão na avenida Luísa Todi.
Apesar do desfile começar com quase meia hora de atraso, coisa comum em Portugal, e estar uma noite bastante ventosa, as pessoas não arredaram pé e esperaram pela diversão, que este ano foi de graça para todos.
Bruno Frazão, presidente da ACOES (Associação do Carnaval e Outros Eventos de Setúbal), entidade promotora do evento, referiu que a edição deste ano “ultrapassou todas expectativas” fazendo um balanço muito positivo tendo em conta que duplicou o número de espectadores.
Quanto ao facto do Carnaval de Verão continuar gratuito, o responsável adiantou que essa decisão só será tomada após feita “a avaliação e as contas desta edição".
Em relação à vinda dos trios eléctricos e escolas de samba de Sesimbra, Bruno Frazão salientou que é possível “graças à parceria e amizade existente entre as entidades organizadoras dos carnavais e as escolas de samba, que permitem deslocarem-se a Setúbal a preços simbólicos”.

“Smurfs e Smurfinas” voltam à Avenida
A ACTAS - Academia Cultural Teatro e Artes de Setúbal que venceu a edição deste ano do Carnaval de Setúbal desfilou mais uma vez com os seus “Smurfs e Smurfinas”, em azul e branco e foi a primeira a apresentar-se na avenida. Seguiu-se o Grupo Desportivo Fonte Nova que fez paródia com a austeridade.
O primeiro trio eléctrico a desfilar foi “Trepa no Coqueiro”, de Sesimbra, com dezenas de figurantes vestidos a rigor, entre os quais brasileiros que mostraram alegria e animação arrancando aplausos do público.
Escolas de Samba prometem voltar para o ano...

A Associação de Moradores do Bairro da Anunciada vestiu a folia com “As sardinhas entre nós”, enquanto e a União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, "Mitologia dos Mares".
O trio eléctrico “Bota no Rego”, também de Sesimbra, mostrou profissionalismo com música ao vivo e bailarinas com trajes menores a lembrar o sambódromo do Rio em noites quentes de Fevereiro.
O Clube Desportivo e Recreativo Águias de S. Gabriel inspirou-se igualmente na crise económica e financeira, apresentando “Troikas &Troikinhos”, tal como a União Desportiva e Recreativa das Pontes, que desfilou sob o tema “Troika”.
O trio eléctrico “Tripa Cagueira” e os reis de Carnaval deste ano, Tiago Mestre e Joana Batista encerraram o desfile do Carnaval de Verão.
De referir que durante a passada semana, o espírito carnavalesco viveu-se também na mini-feira instalada no largo José Afonso, com stands gastronómicos, artesanato, espectáculos musicais e bailes todas as noites. Orçado em cerca de 30 mil euros, esta iniciativa foi, em grande parte, financiada pelos 62 bares e restaurantes que quiseram entrar na festa carnavalesca.
O Carnaval, como é tradição, volta em 2013 a dobrar em Setúbal. Em Fevereiro e em Julho.  

Agência de Notícias 

Comentários