Projecto requalifica centro de Azeitão


Projecto dá luz verde à circulação pedonal

A principal via de Vila Nogueira de Azeitão deverá ser objecto de requalificação, com primazia para a circulação pedonal. O projecto foi, há dias, apresentado pelo executivo municipal aos 
azeitonenses.

Câmara de Setúbal vai intervir no centro de Azeitão 

A base conceptual do projecto de requalificação no centro de Vila Nogueira tem como finalidade dar primazia à fruição dos arruamentos, através da circulação pedonal, ampliando-se a largura dos passeios.
O próprio mobiliário urbano, entre o qual se destaca a colocação de bancos, jardins, papeleiras, floreiras, expositores e sinalética, será responsável por conferir à vila uma identidade mais vincada. A faixa de rodagem e os lugares de estacionamento, passarão a ser delimitados por canteiros em diversas zonas.
A mesma lógica prevista para a Rua José Augusto Coelho, será aplicada a vários arruamentos adjacentes, num projecto de execução da responsabilidade de técnicos municipais.
O executivo municipal apresentou este projecto à população, na noite de sexta-feira, na Casa do Povo local, com a presidente de Câmara, Maria das Dores Meira, a frisar que o projecto, incidindo numa área total de 56.250 metros quadrados, representa um investimento “para cima dos quatro milhões de euros”, o que, tendo em conta os valores em causa, só faz sentido avançar com a empreitada “se a maioria da população assim o quiser e desejar”.
Para a vila azeitonense, está também prevista a criação de uma rede de transportes públicos, baseada em minibus, pensados especificamente para servir a população em ruas mais estreitas.”
A primeira zona a intervencionar será a Rua José Augusto Coelho e inclui as Ruas 9 de Abril, Sebastião da Gama, Misericórdia, Eng.º Soares Franco, Helena Conceição Santos e Silva, Maria da Assunção Castilho e Largo 5 de Outubro.
A renovação do sistema de drenagem de águas pluviais é uma das obras tida como prioritárias, bem como ao que diz respeito ao reordenamento do estacionamento automóvel, sendo que na principal rua de Vila Nogueira será proibido o estacionamento, com permissão de paragem para cargas e descargas, em determinados horários.
A Câmara Municipal assegura que, com esta solução, aos 279 lugares existentes em Vila Nogueira de Azeitão, acrescem 219, totalizando, no futuro, perto de 500 espaços reservados ao estacionamento de viaturas.

Agência de Notícias 

Comentários