Distrito bem representado nos Jogos Olímpicos


Telma Monteiro, Arnaldo Abrantes, Edi Maia e Tiago Venâncio são o nosso orgulho  
A judoca Telma Monteiro, a residir em Almada e atleta do Benfica, vai ser a porta-estandarte da missão portuguesa na cerimónia de abertura nos Jogos Olímpicos, esta noite às 21 horas, em Londres. Telma Monteiro (judo) e Arnaldo Abrantes (atletismo), Edi Maia (Salto com Vara) e Tiago Venâncio (Natação) são os representantes do distrito de Setúbal nos Jogos Olímpicos de Londres.  E serão também o nosso orgulho.

Telma Monteiro leva a nossa bandeira na abertura dos jogos, esta noite

 "A escolha obedeceu ao mesmo critério que tem sido aplicado nas últimas edições dos Jogos Olímpicos, premiando, sobretudo, o currículo desportivo dos atletas", informou o COP, em comunicado.
Segundo o COP, ao currículo da atleta junta-se também a atitude de Telma Monteiro fora do tatami: "O atual segundo lugar do ranking mundial e título de campeã da Europa que ostenta foram extremamente importantes nesta escolha, bem como o facto de ser uma cidadã exemplar e responsável, vista, muito justamente, como uma referência para milhões de portugueses".
Aos 26 anos, Telma Monteiro vai para os seus terceiros Jogos Olímpicos como segunda do "ranking" de apuramento olímpico na categoria de -57 kg e tem no currículo, entre outros, quatro títulos europeus, uma medalha de prata e três de bronze - subiu ao pódio sempre que competiu -, três medalhas de prata e uma de bronze em mundiais, tendo ganho ainda o Masters de 2011 e o Grand Slam de Paris de 2012, bem como inúmeras Taças do Mundo.
Telma Monteiro já tinha assumido que seria um "orgulho" e que "ficaria supercontente" se lhe coubesse essa "responsabilidade".

Preparada para tudo
A atleta do Benfica, número dois olímpica e terceira do ranking mundial em -57 kg, afirmou estar "muito bem psicologicamente" e que trabalhou "imenso para estar no máximo" das suas capacidades, mas voltou a refrear os ânimos em torno da conquista de uma medalha.
"Compreendo que existam expetativas, devido aos meus resultados. O que conquistei no passado foi fantástico e, independentemente do que acontecer no dia 30, [dia que entra em prova] as pessoas não se devem esquecer disso. Não posso pensar no que alcancei, mas sim no que quero alcançar", lembrou, antes da partida para a capital inglesa.
A judoca de 26 anos, confessou estar "muito mais preparada do que há quatro anos", em Pequim 2008, e que a presença em Londres "é fruto de muito trabalho e de muita superação".

Almada felicita atletas
Arnaldo Abrantes corre para um bom resultado 

A ligação de Almada ao desporto é reconhecida a nível nacional e mundial, quer seja pelas infraestruturas existentes e do qual são exemplo o Complexo Municipal dos Desportos ou a Pista Municipal de Atletismo, ou pelos atletas aqui nascidos e que representam a cidade e o concelho. Telma Monteiro (judo) e Arnaldo Abrantes (atletismo) são, em 2012, os representantes almadenses nos Jogos Olímpicos.
“Telma Monteiro, atual campeã da europa em judo, é considerada, aos 26 anos, a melhor judoca portuguesa de todos os tempos devido ao seu vasto palmarés, e uma das melhores judocas do mundo”, diz um comunicado da autarquia.  
Nasceu em Lisboa a 27 de Dezembro de 1985, mas sempre viveu em Almada. Praticou atletismo e futebol mas aos 14 anos decidiu experimentar o judo. Começou no CCD das Construções Norte-Sul, coletividade do Feijó. É, atualmente, atleta do Sport Lisboa e Benfica.
Para além do judo, Telma Monteiro estuda na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde é aluna da Licenciatura de Educação Física e Desporto. Esta é a terceira participação em Jogos Olímpicos, depois de Atenas 2004 e Pequim 2008.

O médico mais rápido de Portugal
Arnaldo Abrantes nasceu a 27 de Novembro de 1986, na Cova da Piedade, tendo começado a sua carreira desportiva em 1999 no Núcleo Desportivo e Juvenil do Laranjeiro. É atleta do Sport Lisboa e Benfica.
 Especialista nos 100 metros, nos 200 metros e nos 4x100 metros, é uma grande esperança da velocidade nacional e promete dar o seu melhor nestes Jogos Olímpicos para superar o 52º lugar obtido na sua estreia nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
 Antes do atletismo, Arnaldo Abrantes praticou natação, futebol, judo e karaté.  Arnaldo Abrantes é médico interno no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental.
   
Edi Maia no Salto à Vara
Edi Maia promete saltar o mais alto que conseguir 

Edi Maia começou a sua carreira no Atletismo na difícil e muito técnica disciplina do Salto com Vara, no GD Independente de Setúbal em 2003. Em 2007 sagra-se Campeão Nacional e no fim da temporada transfere-se para o Sporting.
Em 2008 volta a conquistar o Título de Campeão Nacional e sagra-se de igual modo Campeão Nacional de Pista Coberta, feitos que viria a repetir em 2009.
Em 2010 obtém a sua primeira grande prestação internacional nos Campeonatos Ibero-americanos em San Fernando, Espanha onde conquista a Medalha de bronze.
Em 2011 ano em que se colocou num patamar bastante elevado ao nível do desempenho e dos resultados alcançados, Edi Maia estabeleceu o seu Recorde Pessoal em 5,60 metros .
Sagra-se novamente Campeão Nacional ao ar livre e em pista coberta e vence o Circuito de Meetings Premium da Federação Portuguesa de Atletismo, circuito este que contou com a realização de 9 competições um pouco por todo o país.
A 26 de Fevereiro de 2012 bateu o Recorde Nacional do Salto com Vara, que remontava ao ano de 1996, ultrapassando a fasquia dos 5,64m.
Nos Campeonatos de Portugal de 2012 disputados em Julho no Estádio Universitário de Lisboa, sagrou-se Campeão Nacional do Salto com Vara, com a marca de 5,28m.


Tiago Venâncio também em Londres 
Tiago Venâncio quer melhorar as marcas de Atenas e Pequim 

Tiago Venâncio, de Setúbal, foi um dos últimos a ter passaporte olímpico. Tiago Venâncio, que foi 40.º em Pequim2008, quer melhorar o lugar em Londres e, já que chegar às meias-finais é difícil, quer bater o seu próprio recorde dos 200 metros livres.
“Cada vez que nadamos é para fazer a nossa melhor marca, mas mesmo alcançando o recorde vai ser muito difícil entrar nas meias-finais. Por isso, todo o lugar `abaixo` do 32.º será muito bom. Com recorde seria ainda melhor”, afirmou, em Londres, o nadador português de 25 anos.

Setúbal aprova voto de louvor ao atleta
A Câmara Setúbal apresentou, em reunião pública, um voto de louvor a saudar o nadador Tiago Venâncio pelo apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
“A participação deste setubalense nas Olimpíadas é motivo de orgulho para a nossa cidade e para o nosso concelho”, salienta o texto.
Tiago Venâncio, refere o louvor, “mostra a vitalidade de Setúbal, cidade capaz de, ao longo dos tempos, produzir múltiplos talentos em variadíssimas áreas”. O atleta setubalense, presente na prova de 200 metros livres, participa na terceira olimpíada, depois de Atenas, em 2004, e Pequim, 2008.
“Ao nadador, a Câmara Municipal e a sua cidade desejam os melhores sucessos”, indica a saudação.


Paulo Jorge Oliveira 

Comentários