Dia B juntou 1200 pessoas a mudar o Barreiro


Uma cidade agradecida

Sábado, 30 de junho, foi o “Dia B” no Barreiro. Cerca de 1200 pessoas estiveram envolvidas neste mega evento de voluntariado urbano, com o mote “Movimente Esta Ideia”. O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, manifesta a todos os envolvidos o seu agradecimento pela “inestimável participação no DIA B – Movimente esta ideia”.

Voluntários pintam cidade do Barreiro 

 “O Barreiro tem, hoje, um rosto diferente e um sorriso mais bonito! Isto só foi possível com o envolvimento de 1200 voluntários e 16 parceiros que concretizaram 80 ações nas áreas de requalificação do espaço público, manutenção de jardins, limpeza urbana e arte urbana um pouco por todo o Concelho”, afirmou, concluindo: “O Barreiro está agradecido!”.
Logo pela manhã de sábado 30 de Junho, pôde ver-se em muitos pontos do Barreiro os mais de 1200 voluntários que deram lugar à uma ação de voluntariado urbano que se prolongou pela tarde nas ruas do concelho, com o mote “Movimente Esta Ideia”.
Recuperação, reabilitação e embelezamento de muitos dos espaços do concelho foram os objetivos a que se propuseram os participantes. 
Logo pela manhã, no Parque da Cidade, os alunos da turma 6ºB da EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado que deram largas à imaginação num trabalho em mosaico chamado ‘Geometria em Fuga’, ornamento que foi colocado num muro de uma das entradas do parque. “O trabalho já estava concretizado e sempre achámos que deveríamos expor este trabalho, preferencialmente fora da escola e quando apareceu o ‘Dia B’, achámos que essa era a melhor oportunidade para o fazer”, disse um dos professores de EVT destes alunos.

“Todos a trabalhar no mesmo”
Num pequeno périplo pelo concelho, encontrámos também muitos escuteiros que aderiram ao evento. Graça Martins, dirigente de uma unidade de Lobitos, encontrava-se na Praia de Alburrica, acompanhada de mais 30 escuteiros que procederam à limpeza da área, recolha do lixo, e os mais velhos ajudaram nas pinturas, para poder “embelezar o espaço, mesmo para a vista de quem passa de barco”. Nesse mesmo local e na pintura dos moinhos também se pôde contar com a colaboração de muitos fuzileiros
A vereadora Regina Janeiro também vestiu a camisola vermelha do voluntariado usada nesse dia e realçou o “espírito de solidariedade” de todos os intervenientes na ação. “Estamos todos a trabalhar para o mesmo”, comentava, com o intuito que dizia ser o de “tornar o Barreiro mais bonito”.

“A partilha e a vontade de querer mudar”
A vontade de ajudar deixou a cidade muito mais bonita 

O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, destacou do ‘Dia B” o espírito de união que se pôde ver um pouco por todo o concelho. “Mais do que limpar as praias, pintar as paredes e arranjar os jardins, o que mais ressaltou [desta iniciativa] foi o encontro entre as pessoas, a partilha e a vontade de querer mudar, de não cruzar os braços”, observou.
Por essa razão, para o autarca, o projeto veio mostrar que é possível a coesão em torno de um mesmo objetivo. “Independentemente da religião, partido político, nacionalidade, género e idade, todos queremos contribuir por um Barreiro melhor e este deve ser um exemplo a retirar desta iniciativa. Acredito que este projeto é mais um impulso para acreditarmos em nós próprios e na cidade que nos acolhe todos os dias”, diz o autarca.
 “Numa altura em que é posta em causa a democracia, igualdade e inclusão, este projeto é uma "lufada de ar fresco" para a população, vem ajudar na nossa autoestima, vem dar ainda mais força para continuar a melhorar o Barreiro todos os dias. E nada é mais gratificante do que ver o amor que os barreirenses de nascença ou de coração têm pela sua cidade”, acrescentou o chefe do executivo da Câmara do Barreiro


Os voluntários e os colaboradores
1200 pessoas juntaram-se no passado sábado para pintar o Barreiro 

Continente Barreiro, Dyrup, Sintimex, SD Máquinas, SUMA, Ambiexpress, SGR, Flocerta Unip, Lda, Alfredo Moreira da Silva & Filhos, Lda, Covelo e Pinto, Farmácia Serpa, Farmácia Nunes Feijão, Coca-Cola, Habipax, Jardim-de-Infância D. Pedro V. foram os parceiros desta iniciativa. A Adhesive / Design Studio é outra das empresas associadas que colaborou na conceção da imagem e logomarca.
Como voluntários estiveram no terreno, além de cidadãos a título individual, representantes de cerca de meia centena de grupos organizados: SIRB Penicheiros, SDUB Franceses, Fuzileiros, Agrupamento de Escuteiros 586, Agrupamento de Escuteiros 1180, Agrupamento de Escuteiros 927, Agrupamento de Escuteiros 690, Agrupamento de Escuteiros 1011, Agrupamento de Escuteiros 74, Associação de Fuzileiros, Escuteiros Marítimos, Dom Pedro V, Clube de Pescadores, Centro Social e Paroquial de Santo André – Casa dos Rapazes – Lar de Crianças e Jovens, Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, Bombeiros Voluntários Sul e Sueste, Clube de Pescadores de Santo André, Clube de Pescadores Amadores do Barreiro, Associação de Reformados do Barreiro, Persona – Associação de Apoio a Doentes Mentais Crónicos, Estudantes Angolanos, Associação do Bairro da Liberdade, Associação Estrelas Areenses, Associação de Dança MGBOOS, GDR “Os Leças”, CDIR 31 de Janeiro “Os Celtas”, SCR 1º de Agosto Paivense, Grupo Sovena, Grupo Continente, Associação Africana do Barreiro, Turma 6D da Escola Mendonça Furtado, GDR de  Palhais, Instituto dos Ferroviários, CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social, Clube Naval, “Amigos do Barreiro Velho”, Nós – Associação de Pais e Técnicos para a Integração dos Deficientes, Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação Distrital de Setúbal, Academia de Xadrez, Grupo de Trabalho da Horta Comunitária do Barreiro, Grupo Desportivo Recreativo da Verderena, Associação da Caminhada Saúde do Coração, Grupo de Vizinhos Vale do Trabuco, Vários Artistas do Barreiro na Área de Arte Urbana, Fraternidade Nuno Álvares – Núcleo de Santo André e Associação de Mulheres com Patologia Mamária.

Agência de Notícias 

Comentários