Desemprego chega aos 15,4 por cento


 Ministro diz que Governo trabalha para inverter situação  

A taxa de desemprego em Portugal subiu duas décimas para os 15,4 por cento em Junho, mantendo-se estável tanto na zona euro (11,2 por cento), como na União Europeia (10,4 por cento), revelou o Eurostat esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que as medidas que estão a ser tomadas pelo Governo vão "inverter a situação atual".

Ministro quer inverter números do desemprego 

Os dados mais recentes do gabinete oficial de estatísticas da UE revelam que Portugal continua a ter das mais elevadas taxas de desemprego da Europa, apenas superada por Espanha (24,8 por cento) e Grécia (22,5 por cento, valor referente a Abril).
Na comparação homóloga, verifica-se que a taxa de desemprego em Portugal subiu 2,8 pontos percentuais, de 12,6 por cento em Junho de 2011 para 15,4 por cento em Junho de 2012. Face a maio, a subida é de duas décimas, de 15,2 por cento para 15,4 por cento.
Já a taxa de desemprego entre os jovens com menos de 25 anos permaneceu estável em Junho, mantendo-se em 36,4 por cento, das mais elevadas da União Europeia, e 7,1 pontos percentuais acima do valor registado um ano antes (29,3 por cento).
Em termos gerais, a taxa de desemprego estabilizou na zona euro, nos 11,2 por cento, o mesmo sucedendo no conjunto dos 27 Estados-membros (10,4 por cento), o que significa que atualmente existem 25,1 milhões de desempregados na UE, 17,8 milhões dos quais na zona euro.
Comparando com os dados homólogos, há mais 2,1 milhões de desempregados na UE e mais 2,0 milhões na zona euro.
O Eurostat calcula mensalmente uma taxa harmonizada de desemprego para todos os países da UE. Esta taxa utiliza uma metodologia comum a todos os 27 para permitir comparações. Os resultados do Eurostat não são necessariamente iguais aos obtidos pelo Instituto Nacional de Estatística.

Governo prepara medidas para travar desemprego
O ministro da Economia, que esteve esta terça-feira presente em Lisboa na cerimónia de assinatura dos contratos mineiros de Jales/Gralheira (no concelho transmontano de Vila Pouca de Aguiar), foi questionado pelos jornalistas sobre a taxa de desemprego em Portugal, em Junho.
Em resposta, Álvaro Santos Pereira afirmou que o Governo continua a trabalhar nos três pilares da agenda do Emprego com vista a inverter a tendência crescente do desemprego em Portugal.
"Considero que estamos criar as condições para invertermos a situação atual. A emigração tem aumentado, a taxa de desemprego tem aumentado porque Portugal não tem crescido, porque até tomarmos posse não havia coragem para implementar as reformas económicas de que precisávamos", disse.
O governante disse ainda que acredita que a entrada em vigor quarta-feira das alterações à legislação vai "certamente dinamizar o mercado de trabalho".

Agência de Notícias 

Comentários