Barreiro implementa medidas para poupar energia


Coina e Palhais com mudança de luminárias

A Câmara Municipal do Barreiro, com a colaboração da S.energia - Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, e em conjunto com as juntas de Freguesia do Concelho, está a implementar um conjunto de medidas para poupança dos consumos de energia elétrica.

Barreiro implementa medidas para reduzir custos da energia 

Apesar de já terem sido levadas a acabo várias ações neste sentido, coloca-se, ainda, a necessidade de redução do número de pontos de iluminação pública, querendo-se, contudo, continuar a assegurar os níveis mínimos de luminosidade adequados à segurança da população.
Este processo de redução da quantidade de luminárias irá iniciar-se, previsivelmente, na próxima segunda-feira, 23 de julho nas freguesias de Coina e Palhais e alargar-se-á, posteriormente, às restantes freguesias do Concelho.
Na freguesia de Coina o processo de redução da quantidade de luminárias irá decorrer entre os meses de julho e agosto/2012, faseado pelas seguintes zonas: Alto da Malhada - Quinta do Peliche - Coina Centro - Bairro da Brisa - Quinta da Areia – Covas de Coina.
Na freguesia de Palhais o processo de redução da quantidade de luminárias irá decorrer durante o mês de agosto/2012, faseado pelas seguintes zonas: Rua do Convento e Quinta do Castelo do Outeiro - Quinta da Várzea do Outeiro - Quinta da Hortinha e Palhais Centro - Quinta do Torrão e envolvente.

 
Rede Pública já com sistema otimizadoRecorde-se que, na rede pública, já foram instalados equipamentos que permitem a otimização dos períodos de iluminação pública, de acordo com a variação do horário solar e está, também, prevista a substituição gradual de luminárias e óticas de semáforos por equipamento energeticamente mais eficiente (tecnologia led).
No atual contexto nacional, e verificando-se um aumento da tarifa da energia, acompanhada pela subida do respetivo IVA de 6 para 23 por cento a Autarquia vê-se obrigada a reduzir a despesa neste setor. Ao nível dos consumos de energia nos edifícios municipais foram já adotadas medidas com a meta de redução de 30 por cento dos consumos.

Agência de Notícias 

Comentários