Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Marchas de Setúbal vão entrar em competição


Lá vai Setúbal a marchar

As dez coletividades participantes nas “Marchas Populares de Setúbal 2012” apresentaram-se pela primeira vez no dia 16, à noite, num desfile na Avenida Luísa Todi, com a presença extraconcurso de marchantes da APPACDM e de Caneças. Depois da apresentação, segue-se a fase de competição na Praça de Touros Carlos Relvas, hoje e amanhã, às 22 horas, com bilhetes a 2,50 euros para cada noite. As dez coletividades participantes, cada uma com cerca de 50 marchantes, mostram ao júri o trabalho de largos meses na conceção de arcos e indumentárias, na criação de músicas e coreografias.

Grupo Desportivo Setubalense "Os 13" procuram nova vitória 


A tradicional festa setubalense começou com a madrinha das madrinhas, Sara Margarida, a cantar a “Grande Marcha de Setúbal 2012”, com letra de Idaliano Batista e música de Artur Jordão, para os milhares de pessoas presentes ao longo da Avenida Luísa Todi.
A Marcha da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, com alunos e professores, foi a primeira a desfilar, apresentando, nesta edição, o tema “Lenda da Pedra Furada”. Seguiu-se, igualmente com participação extraconcurso, a Marcha de Caneças, desfilando com “Caneças com Amor”.

Azeitão regressa às origens
O início da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense no ano da sua fundação, em 1882, foi revivido na marcha desta coletividade, a primeira a desfilar no âmbito do concurso, que revela algumas histórias antigas do final do século XIX e retrata o aparecimento da música em Azeitão.

Ídolos da Praça recordam marchas antigas
"Os Festejos dos Santos Populares” são representados pelos marchantes do Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, a segunda marcha a desfilar, inspirada no ambiente de vivência bairrista de Setúbal do antigamente durante a época de festejos dos santos.

A primeira vez da Anunciada
A participar pela primeira vez, a Associação de Moradores do Bairro da Anunciada levou o tema “Setúbal despiu a saia, quando o sol se transformou”, falando de peixeiras e pescadores, a história destas profissões e a relação com o património da cidade.

Setúbal Maria do Independente
Seguiu-se o Grupo Desportivo Independente, entoando “Setúbal Maria, Maria do Mar”, marcha que lembrou a cidade cheia de trabalhadores e que pretendeu fazer um paralelismo entre as mulheres e a vivência de Setúbal.

Cor, alegria e tradição durante dois dias em Setúbal 


Em busca de um novo mundo em Brejos de Azeitão
Também estreante numa edição das Marchas, o Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão partiu “De Setúbal em busca de um Mundo Novo”, baseada numa história do final do século XV, com elementos representativos do povo, do clero e da nobreza.

A tourada das Pontes
Já a União Desportiva e Recreativa das Pontes desfilou com “Setúbal bem animada, também quis vir à Tourada” recordando a festa brava na Praça de Touros Carlos Relvas e na Feira de Sant’lago.

Os Bairros do Bicross de Setúbal
“Bairros de Setúbal: Uma História Bordada de Tradição” foi o tema escolhido do também estreante Núcleo de Bicross de Setúbal, marcha que aludiu às fachadas de casas com águas furtadas da cidade.

Alma Portuguesa no Bairro de Santos
O Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau desfilou com “A Alma Portuguesa na Marcha do Bairro Santos”, marcha que pretendeu simbolizar uma relação de três temáticas, concretamente o fado, a coletividade e Setúbal.

Os namoricos do Comércio e Industria
Os namoricos, o saltar da fogueira e as idas ao altar das igrejas foram recordados na marcha da União Futebol Comércio Indústria, apresentando o tema “Na noite de S. João… de Alvinegro palpita o meu coração!”.

As flores do 13
O Grupo Desportivo Setubalense "Os 13", vencedor da edição de 2011, foi a última marcha a desfilar, apresentando o tema “Setúbal florida, por entre cautelas premiadas”, numa homenagem à venda ambulante de flores e à profissão de cauteleiro.

A competição na Praça de Touros
Vencedora conhecida na madrugada de S. João 

Depois da apresentação, segue-se a fase de competição na Praça de Touros Carlos Relvas, durante esta noite e amanhã às 22 horas, com bilhetes a 2,50 euros para cada noite. As dez coletividades participantes, cada uma com cerca de 50 marchantes, mostram ao júri o trabalho de largos meses na conceção de arcos e indumentárias, na criação de músicas e coreografias.
Os resultados da votação do júri para as categorias a concurso, como melhores marcha, madrinha, cenografia, figurino e coreografia, são revelados na página de internet da Câmara Municipal, em www.mun-setubal.pt, na madrugada de dia 24, após a realização do último desfile.

Paulo Jorge Oliveira 

0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010