Histórias do Mundo: O milionário acidental


Homem recebeu oito milhões por engano e fugiu com dinheiro

Hui Leo Gao é já conhecido como o “milionário acidental” quando em 2009 recebeu cerca de oito milhões de dólares (mais de seis milhões de euros). Ao ver tanto dinheiro... tratou de transferir e mudar de país. Regressou com a mulher para visitar a família, na Nova Zelândia, e foram ambos presos acusados de fraude e lavagem de dinheiro. A sentença é lida em Agosto.    

Hui Leo Gao recebeu oito milhões por engano... e fugiu. Foi agora preso


O neo-zelandês estava com a namorada quando verificou o saldo da sua conta e reparou que oito milhões de dólares tinham sido depositados.
O que aconteceu foi um erro por parte de um funcionário do Westpac Bank que resultou nesta situação inesperada.
Gao, de 31 anos, mal se apercebeu do seu saldo passou dois dias a transferir o dinheiro para contas no estrangeiro e de seguida apanhou o avião para Hong Kong acompanhado pela sua namorada.
Desde então que Gao tem vivido na China com os milhões que haviam sido depositados na sua conta por engano e que ele distribuiu por várias contas, existem também registos de movimentos em casinos de Macau.
Tudo isto acabou quando a sua namorada viajou à Nova Zelândia, acabando Gao por ser detido e extraditado para o seu país de origem, onde esta a ser julgado.
Gao e a companheira estão agora a ser acusados de furto, fraude e lavagem de dinheiro e o casal já se deu como culpado.
A sentença será conhecida em Agosto.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários