GD Setubalense “Os 13” ganham marchas de Setúbal


13 ganha pelo segundo ano consecutivo

“Setúbal florida, por entre cautelas premiadas” mereceu o grande prémio do júri ao concurso Marchas Populares de Setúbal 2012. Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” classificaram-se no primeiro lugar, seguidos pelo Núcleo Desportivo Ídolos da Praça, como a segunda classificada e pelo Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, em terceiro lugar.


Pelo 2º ano o GD Setubalense "os 13" ganham troféu de melhor marcha 


O júri, em decisão tomada após os desfiles a concurso, realizados nos dias 22 e 23, na Praça de Touros Carlos Relvas, atribui o primeiro lugar à coletividade, que marchou com o tema “Setúbal florida, por entre cautelas premiadas”, numa homenagem à venda ambulante de flores e à profissão de cauteleiro. O Grupo Desportivo Setubalense "Os 13" recebeu ainda o prémio de apreciação global.
Um trabalho que na opinião de Fábio Carmelo, ensaiador, desde há quatro anos, do grupo de marchantes daquela colectividade, “é o resultado de toda a vasta equipa que trabalha”. É por isso “com muito orgulho que recebemos esta classificação, da qual não estávamos à espera e agora é seguir em frente”. O ensaiador da marcha vencedora, referiu ainda que o resultado obtido “nunca é de um ensaiador. É resultante de uma vasta equipa e de 48 marchantes que, em conjunto, todos trabalhamos para alcançar um bom resultado. O esforço não é só meu, orgulho-me, sim, de ter formado, ao longo destes quatro anos, este grupo e orgulho-me de ter reposto esta colectividade, que já estava um pouco esquecida, novamente na boca das pessoas desta cidade”.
Mas há um senão. Fábio Carmelo continua a discordar da forma como as marchas vencedoras são divulgadas e classifica de “vergonhoso para a cidade e para nós, deixar as pessoas (crianças e adultos que têm que ir trabalhar) até altas horas da madrugada para a divulgação das classificações”. Isto porque os resultados foram divulgados já passava das quatro da madrugada do dia de S. João. A essa hora, dizem os responsáveis,
O barulho dos festejos acontecem e, como a associação fica no meio de prédios, incomoda os vizinhos que, inclusive, tiveram de chamar a PSP.  
Tudo seria mais simples que os resultados fossem conhecidos no local da exibição, na Praça de Toiros Carlos Relvas.

Ídolos da Praça e Santos conquistam pódio

Ídolos da Praça conseguem segunda posição 

 O Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, com o tema “Os Festejos dos Santos Populares”, inspirado no ambiente de vivência bairrista de Setúbal do antigamente, alcançou o segundo posto na classificação geral e conquistou ainda o prémio de coreografia.
Já Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau ficou na terceira posição. A desfilar com o tema “A Alma Portuguesa na Marcha do Bairro Santos”, simbolizando uma relação de três temáticas, concretamente o fado, a coletividade e Setúbal, obteve o prémio de melhor cenografia.

Pontes... esteve quase no pódio

A quarta posição foi para a União Desportiva e Recreativa das Pontes, graças à apresentação de “Setúbal bem animada, também quis vir à Tourada”, que recordou a festa brava na Praça de Touros Carlos Relvas e na Feira de Sant’lago. A coletividade arrecadou ainda os galardões de figurino e música e viu a madrinha da sua marcha, Inês Pereira, ser considerada a melhor.
O início da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense no ano da sua fundação, em 1882, foi revivido na marcha desta coletividade, num relato de histórias antigas do final do século XIX e num retrato do aparecimento da música em Azeitão, o que lhe valeu o quinto lugar.
Em sexto ficou o Grupo Desportivo Independente, entoando “Setúbal Maria, Maria do Mar”, marcha que lembrou a cidade cheia de trabalhadores, num paralelismo entre as mulheres e a vivência de Setúbal. O júri considerou que esta marcha apresentou a melhor letra.

Bicross e Anunciada ainda com muito para crescer


Anunciada participou pela primeira vez nas marchas de Setúbal 
Seguiu-se no sétimo posto o estreante Núcleo de Bicross de Setúbal, com “Bairros de Setúbal: Uma História Bordada de Tradição”, numa alusão às fachadas de casas com águas furtadas da cidade.
O União Futebol Comércio e Indústria, ao recordar os namoricos, o saltar da fogueira e as idas ao altar das igrejas no tema “Na noite de S. João… de Alvinegro palpita o meu coração!”, ficou na oitava posição.
A participar pela primeira vez, a Associação de Moradores do Bairro da Anunciada levou aos desfiles o tema “Setúbal despiu a saia, quando o sol se transformou”, falando de peixeiras e pescadores, a história destas profissões e a relação com o património da cidade, quedando-se no nono lugar.
Outro estreante nas Marchas Populares de Setúbal, o Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão partiu “De Setúbal em busca de um Mundo Novo”, tema baseado numa história do final do século XV, com elementos representativos do povo, do clero e da nobreza, ficando na décima posição.
A decisão do júri foi tomada dia 24 de madrugada, após os desfiles na Praça de Touros, com os resultados a serem revelados na página de internet da Câmara Municipal de Setúbal.
O concurso contou ainda, no dia 16, com uma apresentação das coletividades na Avenida Luísa Todi, em que participaram também marchantes da APPACDM e de Caneças.
A tradicional festa setubalense começou com a madrinha das madrinhas, Sara Margarida, a cantar a “Grande Marcha de Setúbal 2012”, com letra de Idaliano Batista e música de Artur Jordão.

Agência de Notícias 

Comentários