Escolas do Barreiro fora das agregações


 “Não haverá mega agrupamento” diz Regina Janeiro

O Barreiro ficou de fora do processo de agregações de escolas previsto para o ano letivo 2012/2013, após uma segunda fase deste procedimento que findou no final do mês passado. A 31 de maio, as Direções Regionais de Educação informaram autarquias e escolas que, “às 115 novas unidades orgânicas definidas na primeira fase, juntam-se agora mais 37, sendo 35 novas agregações e duas novas unidades orgânicas resultantes de uma desagregação”.


 Vereadora garante que escolas do Barreiro estão fora dos agrupamentos

Desta forma, o Ministério da Educação e Ciência, através da Secretaria de Estado do Ensino e da Administração Escolar, admitiu oficialmente, no dia 1 do corrente mês, ter concluído o processo de agregação de escolas para o próximo ano letivo, “após mais de 400 reuniões entre as Direções Regionais de Educação e escolas, agrupamentos e autarquias”. Reiterado foi o objetivo de “terminar a reorganização da rede escolar antes do início do ano letivo de 2013/2014”.
A vereadora da Educação do município do Barreiro, Regina Janeiro, explicou que a proposta da Direção Geral de Educação para o concelho passa por duas agregações de agrupamentos de escolas: “que o Agrupamento de Escolas 2/3 Quinta da Lomba se agregue com a Escola Secundária de Santo André e que o Agrupamento de Escolas Quinta Nova da Telha se agregue com a Escola Secundária dos Casquilhos”. “Nós não saímos na lista de agregações numa primeira nem numa segunda fase, pelo que tudo indica que, em setembro, não haverá algum novo mega agrupamento”, apontou a autarca face à existência de apenas um mega agrupamento no concelho, entre a Escola Secundária Augusto Cabrita e o Agrupamento de Escolas Padre Abílio Mendes.
Refira-se que algumas escolas do Barreiro tomaram posição contra a constituição de agregações e que o executivo municipal aprovou, na última reunião de Câmara, uma Moção no mesmo sentido, com base na posição apurada pela autarquia em reuniões com a Comissão Permanente de Educação da Assembleia Municipal, Associações de Pais, Agrupamentos de Escolas, Sindicato de Professores e o Conselho Municipal de Educação.


Agência de Notícias 

Comentários