Rede que emitia cartas de condução falsa apanhada pela PJ


Funcionários públicos apanhados na rede

A Polícia Judiciária desmantelou uma rede, com nove funcionários públicos, que se dedicavam à emissão de cartas de condução falsas, e que são suspeitos de corrupção, falsificação de documentos e branqueamento de capitais.

Rede de Cartas de Condução falsa foi desmantelada pela PJ  

 Durante a investigação foram constituídos 169 arguidos, dos quais nove funcionários públicos, uma médica, 21 intermediários e 134 beneficiários.
Os envolvidos estão indiciados por corrupção para acto lícito e ilícito, falsificação de documentos, falsificação informática e eventualmente branqueamento de capitais, num processo de grande dimensão e complexidade.
Segundo a PJ, os funcionários públicos envolvidos, através de intermediários, desenvolviam de forma quase empresarial, um esquema de emissão de documentos falsos, que iludiam o controlo policial e permitiam a circulação rodoviária. Em troca, os autores recebiam contrapartidas monetárias de forma regular e reiterada ao longo dos anos.

PJ garante ter impedido centenas de conduzir sem habilitação
Durante a investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, entre 2008 e 2011, foram inquiridas cerca de 90 testemunhas, realizadas 126 buscas, sete detenções e contabilizados 85 volumes e apensos.
As autoridades levaram ainda a cabo exames forenses, análise documental e foram utilizados meios especiais de recolha de prova.
Tanto as tarefas a executar como os proveitos obtidos eram acordados e repartidos entre todos aos envolvidos. Os destinatários dos documentos eram dispersos por todo o território nacional e no estrangeiro, tendo sido possível apreender quase a totalidade dos documentos emitidos de uma forma fraudulenta.
Com esta investigação e com o elevado número de títulos de condução apreendidos, explica a PJ em comunicado, impediu-se que um enorme número de indivíduos circulasse nas estradas do país, sem possuírem habilitação legal para condução de veículos.

Agência de Notícias 

Comentários