Novo Aeroporto voa para o Montijo


Pista da Base Aérea nº6 ganha terreno  

O novo aeroporto para as companhias aéreas de baixo custo (lowcost) deverá ficar situado no Montijo. É esse, segundo avança o SOL, o sentido do relatório do grupo de peritos criado pelo Governo para comparar as várias opções – Montijo, Sintra, Alverca. Beja e Monte Real. A decisão final está agora nas mãos do Governo.

Montijo cada vez com mais apoio para segundo aeroporto de Lisboa 


O relatório entregue ao Executivo defende que a base do Montijo é a que oferece as melhores condições. As restantes teriam problemas técnicos que, para serem ultrapassados, obrigariam a um forte investimento.
Passos Coelho comprometeu-se a anunciar a decisão no final deste mês. E o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, tem este tema como prioritário, pois a privatização da TAP, prevista para Junho/Julho, depende desta decisão. Os potenciais interessados na companhia aérea querem saber qual o cenário futuro do sector em Portugal.
A base do Montijo já tem duas pistas que podem ser usadas, dependendo das condições de navegação aérea. Apenas em 3 por centro dos dias do ano se verificam condições de clima adversas. “Se por questões de vento a pista principal não puder ser usada, há a possibilidade de se usar outra”, explicou ao SOL fonte do sector.

Maria Amélia Antunes quer estudo rigoroso
No entanto, esta última pista tem um problema ambiental, uma vez que pode afectar o Estuário do Tejo. “O novo aeroporto afectará a Zona de Protecção Especial do Estuário e o aumento do tráfego automóvel terá impactos negativos”, admite a presidente da Câmara do Montijo, Maria Amélia Antunes. “O Governo deve potenciar os efeitos positivos, mas minimizar os negativos”.
De resto, em termos operacionais, a pista da Montijo já passou no teste prático de segundo aeroporto de Lisboa, durante a cimeira da NATO, em Novembro de 2010. Devido ao elevado tráfego aéreo, concentrado em apenas dois dias, o Montijo recebeu vários aviões da comitiva presidencial norte-americana, escreve o SOL citando fonte oficial da Força Aérea.

Alcochete “fora de jogo”
Aeroporto de Lisboa continua a funcionar mais uns anos 

Segundo os últimos estudos conhecidos, nomeadamente um de Miguel Cadilhe de 2008/2009, a construção do aeroporto para as lowcost no Montijo custaria perto de 150 milhões de euros. Apesar de ser bastante menos do que os 3,5 mil milhões previstos para o aeroporto de Alcochete, no actual momento de crise financeira este valor pode ser um entrave, temem fontes do sector. “Não acredito que seja construído o novo aeroporto. Pois 150 milhões, agora, é muito dinheiro”, dizem os economistas e os comentadores políticos.
Outro problema é o facto de a lei da concorrência impedir o Governo de obrigar as companhias de baixo custo a transferirem-se para a nova infra-estrutura. A decisão será das próprias operadoras. E as duas maiores lowcost não estão disponíveis para mudar.
A easyJet inaugurou em Abril uma nova base aérea em Lisboa. Para convencer a companhia a sair, o Estado teria de oferecer uma forte compensação. “É tudo uma questão de dinheiro”, diz uma outra fonte. A irlandesa Ryanair também já tem planos para começar a operar em Lisboa.
Por isso mesmo, e para tentar levar o aeroporto para Sintra, o autarca Fernando Seara apostou tudo na aproximação às duas gigantes, lembrando-lhes o poder turístico da região. Seara conta ainda com o apoio dos militares.

PSD promove debate sobre Aeroporto Complementar no Montijo
A distrital de Setúbal do PSD, juntamente com a JSD regional e a Comissão Política de Secção e a estrutura da JSD do Montijo, vai promover uma sessão subordinada à implantação de um aeroporto complementar na Base Aérea localizada no concelho.
Os social-democratas defendem que o aeroporto do Montijo permite afirmar que a sua situação actual é a que reúne melhores condições para acolher esta infraestrutura, não só porque possui um conjunto de características intrínsecas que se constituem como pontos fortes muito importantes para um aeroporto deste tipo, mas também atendendo à sua localização na medida em que as acessibilidades e meios de transporte a cidades vizinhas estão bem consolidados.
Nesta iniciativa agendada para o dia 16 de Maio, a partir das 21h, estarão presentes vários especialistas do sector, nomeadamente ao nível de gestão aeroportuária, planeamento da infra-estrutura civil, enquadramento estratégico do projecto e viabilização económica.
O debate será realizado no edifício da Galeria Municipal do Montijo.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários