Maquinistas da CP voltam à greve em Junho


Feriados de Junho sem comboios

O Sindicato Nacional de Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) apresentou um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário e aos feriados entre 1 e 30 de Junho, não tendo sido definidos serviços mínimos para o transporte de passageiros.

Maquinistas param nos feriados e horas extraordinárias de Junho 

De acordo com o acórdão do Conselho Económico e Social, a greve, que abrange a CP e a CP Carga, "estende-se pelo período de trabalho extraordinário, incluindo o dia de descanso semanal, os feriados nos termos do Acordo de Empresa, com falta de repouso mínimo".
A CP pediu serviços mínimos para o transporte de passageiros para os feriados de 7, 10, 13, 24 e 28 de Junho, mas o tribunal arbitral do CES não acolheu esta solicitação.
"Entende o tribunal arbitral que não estão em causa necessidades sociais impreteríveis quanto ao transporte ferroviário de passageiros", lê-se no acórdão, que adianta que a greve "é limitada ao transporte ferroviário, não tendo sido anunciadas outras greves noutras empresas de transporte de passageiros".
Para justificar a decisão, o CES afirma ainda que a greve dos maquinistas "não abrange dias completos de trabalho, sendo assim de prever que vários comboios se realizarão, particularmente aqueles que não estejam incluídos nas condições e situações para as quais o SMAQ convocou a greve".

Agência de Noticias 

Comentários