Lions promovem iniciativa “Eu sou vigilante da floresta”


Crianças de todo o país aprendem a cuidar da floresta

Esta iniciativa de âmbito nacional é dinamizada pelos clubes Lions, que em parceria com alguns estabelecimentos de ensino da sua área promovem actividades informativas ao longo do ano escolar.

Iniciativa da Lions chega hoje a  Setúbal


O Lions clube de Setúbal vai realizar a festa de encerramento da acção pedagógica intitulada “Eu sou vigilante da floresta” esta sexta-feira, a partir das 10 horas, no largo José Afonso.
Este ano, pela primeira vez, essa festa irá ter lugar na cidade de Setúbal, que receberá centenas de crianças vindas de várias escolas do país além de alunos de escolas da área do clube de Setúbal.
Durante esse dia as crianças terão oportunidade de contactar directamente com a realidade dos incêndios incluindo a Cruz Vermelha, as forças policiais e os bombeiros. Haverá ainda um desfile pela cidade que passará pela praça do Bocage, com uma paragem no Parque do Bonfim onde as crianças irão almoçar.
Durante o almoço terão oportunidade de assistir a uma actuação do teatro “o Elefante”. Finalmente irão para o Pavilhão “Vitória” onde poderão visitar uma exposição de desenhos pintados pelas crianças, com a respectiva a entrega de prémios, e ainda assistir a uma exposição de elementos naturais da floresta e participar em jogos. Estas duas últimas actividades serão promovidos pelo DUDEF (Autoridade Florestal Nacional).

Em nome do ambiente
É preciso preservar os recursos florestais existentes. Nesse sentido, tornou-se importante levar a cabo uma sensibilização dos jovens, pelo que há várias décadas nasceu o projecto “Eu sou vigilante da floresta”. A implementação deste projecto em Portugal data de 1989 e abrange alunos do 4º ano de escolaridade.
Os Lions regem-se por um código de ética assente nos valores de “disponibilidade, criatividade e solidariedade”, pautando-se pelo lema “nós servimos”. Neste contexto de missão, uma das vertentes é a área ambiental, nomeadamente a preservação da floresta. Nos 208 países onde estão presentes os Lions, já plantaram, só durante este ano lionístico, mais de 7 milhões de árvores em todo o mundo.

Agência de Noticias 

Comentários