Festival de Música de Setúbal


Evento aposta na diversidade local com artistas de renome

Concertos produzidos pela população escolar, associações comunitárias e artistas de renome nacional e internacional misturam-se e disso resulta a segunda edição do Festival de Música de Setúbal, a ter lugar entre 1 e 3 de Junho. O evento cultural volta a ser organizado conjuntamente pela Câmara e Helen Hamlyn Trust.

Setúbal recebe festival de música de 1 a 3 de Junho

Helen Hamlyn, a directora da fundação britânica com o seu nome, orientada para a inclusão social de crianças e jovens, evidenciou-se na apresentação do certame cultural, “muito feliz por estar envolvida neste projecto”, tendo sublinhado o facto “notável de se ter conseguido aumentar, quer a participação quer o envolvimento das pessoas, em apenas um ano deste evento”.
Por seu lado, o director deste festival, a ter lugar entre 1 e 3 do próximo mês, em diversos espaços do concelho, referiu “não serem significativas” as diferenças entre esta e a anterior edição.
Ian Ritchie enalteceu o “modelo” deste festival, considerando que o mesmo “deve ser seguido não apenas em Portugal, mas em todo o mundo, porque cuidar da cultura dá os seus frutos”, enaltecendo o carácter “extremamente inclusivo e a capacidade de reunir num local os valores e as riquezas de vários pontos do mundo.” Para aquele responsável artístico, “vai haver muito mais gente envolvida nos espectáculos.”
Entretanto, o director do Departamento de Cultura da Câmara, Luís Liberato, referiu que o orçamento deste evento “deverá manter-se o mesmo do ano passado”, ou seja, “rondará os 60/70 mil euros”.

Festival inovador
André Martins, em representação da Câmara nesta sessão de apresentação do evento cultural, realizada na Casa da Baía, considera que o festival já “é dos mais inovadores do país”.
André Martins recuou no tempo para lembrar que, “o ano passado, este festival nasceu de sinergias e vontades que se multiplicaram e delas nasceram propostas artísticas”, destacando a participação de comunidades escolares e instituições, as quais “trabalharam temas ligados à natureza e à multiculturalidade”.
O representante da Câmara dirigiu palavras de grande apreço às individualidades sentadas a seu lado, na apresentação da edição de 2012 do Festival de Música de Setúbal.
“Com o apoio inspirador de Helen Hamlyn e motivados pelo desafio colocado por Ian Ritchie, o director deste festival, muitas crianças e jovens setubalenses tiveram oportunidade de desenvolver a sua criatividade musical, dando ao evento um forte cariz formativo, que pretendemos perpetuar num longo prazo”, realçou o autarca.
Apelo lançado por André Martins diz respeito a “algum investimento privado adicional para responder à necessidade demonstrada pelos jovens e associações comunitárias em prol do desenvolvimento deste festival”.

Agência de Notícias 

Comentários