Feira de Santiago do Cacém começa amanhã


Santiagro comemora 25 anos de promoção da agricultura e do cavalo

A feira Santiagro, que celebra, este ano, a 25.ª edição, começa sexta-feira, em Santiago do Cacém, com um programa voltado para a promoção da agricultura e para a importância do cavalo no concelho. Vitor Proença, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, que organiza o evento, sublinhou ontem à agência Lusa a aposta na "promoção da agricultura e da importância do associativismo".

O Cavalo é a "alma" do certame alentejano 

“Gastar o menos possível chamando mais gente para nos ajudar, é este o êxito da Santiagro 2012”. Uma ideia defendida ontem na conferência de imprensa de apresentação da XXV Feira Agropecuária e do Cavalo- Santiagro 2012 que continua a apostar fortemente no cavalo enquanto pólo dinamizador da economia da região, na fileira da suinicultura e nas empresas do concelho.
O Presidente da Câmara de Santiago do Cacém, espera que a feira seja um “sucesso para que a Santiagro se afirme de ano para ano como uma das melhores feiras do género no país, com grande destaque para os cavalos”, disse o autarca. Exemplo disso é a realização no dia 2 de junho de uma prova morfofuncional do Cavalo de Toureio – Apreciação Morfológica com a colaboração de António Brito Paes, Associação Portuguesa de Criadores de Raças Seletas, Associação Portuguesa do Cavalo Luso-Árabe, Associação Portuguesa do Cavalo Puro Sangue Lusitano e Centro Equestre de Santo André.

Potencializar a região  
Vitor Proença quer uma das maiores feiras do género 

O Vereador José Rosado manifestou grande confiança e entusiasmo com a organização da Santiagro 2012, lembrando que “o ritmo das inscrições é muito positivo. A zona descoberta da feira está completa, estando nesta altura a ser organizada a disposição dos expositores no pavilhão”. Ainda assim acrescentou José Rosado, “todos os dias chegam pedidos”. Também o Vereador Álvaro Beijinha, responsável pelas atividades económicas reforçou que “numa altura de crise, esta feira faz todo o sentido e contraria esta tendência. Temos que continuar a potenciar o desenvolvimento económico da região e mostrar os inúmeros sucessos de empresas do concelho”, disse ainda.
A mesma opinião foi manifestada por Jorge Nunes da Caixa de Crédito Agrícola da Costa Azul, que lembrou que “esta feira é um bom exemplo de combate à crise económica, mas também crise de valores e crise de desenvolvimento”.

Suinicultura também marca presença

José Daniel da SAGRAN abordou a importância da fileira da suinicultura, bem representada na Santiagro 2012. Para além da organização do colóquio, dia 2 de Junho, com o tema “A inseminação artificial como fator de evolução técnica e económica da suinicultura em Portugal”, vai promover exposição de animais e cede igualmente aos cozinheiros Chefe José Bengaló e Diogo Lacerda, a carne de porco que será confecionada nas ementas do Show Food, uma inovação da Santiagro 2012, que visa promover os produtos gastronómicos locais.
Brito Paes, da Ganadaria “Brito Paes”, manifestou entusiasmo pela forma como a Santiagro vai abordar e distinguir o cavalo.
“Vamos ter uma corrida de toiros, um selo de qualidade da feira e que faz todo o sentido num concelho rural como o de Santiago”, disse.

Paulo Gonzo, GNR, Chave d’Ouro  e corrida de touros

Os espectáculos musicais também atraem os jovens à feira 
A corrida de toiros, na tarde do último dia da feira vai ter a presença de Luís Rouxinol, Sónia Matias, Brito Paes e os forcados de Lisboa e Beja.
O programa contempla ainda uma homenagem à Coudelaria Santa Margarida.
O cartaz musical conta este ano com o espetáculo com o grupo Chave D’Ouro, Paulo Gonzo e os GNR que atuam no último dia da feira.
No dia da inauguração, dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, destaque para os mais pequenos que vão comemorar o dia no recinto da feira com vários eventos.
A inauguração oficial da Santiagro 2012 está agendada para amanhã, às 15 horas com a presença do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural – Daniel Campelo e do ex-futebolista Paulo Futre que vai dar uma sessão de autógrafos.
Os bilhetes diários para o certame têm o custo de 3 euros. O bilhete único, para os 3 dias, pode ser adquirido por 6 euros.




Paulo Jorge Oliveira 

Comentários